domingo, 30 de setembro de 2012

Se a Obra é de Deus...

" Se a obra é de Deus, Ele providenciará"

Era lema da Madre Fundadora, em que devemos acreditar e que devemos ter bem presente, em especial neste ano em que comemoramos os 175 anos do seu nascimento.
Nem sempre é fácil!...
Mesmo sem querer, vem-nos à mente uma pergunta: " Se é assim, porque parece tantas vezes que Ele não está interessado em providenciar?"
E a resposta não é tão óbvia, tão simples como a pergunta se nos apresenta.
É que, muitas vezes nos afadigamos, nos preocupamos, nos empenhamos nos trabalhos que temos em mãos e nem sempre os resultados são os supostos, os que esperávamos, os desejáveis.
Entregamo-nos, de alma e coração, por amor de Deus, (dizemos...) àquela ocupação em que estamos envolvidos. Esperávamos que Ele fizesse a Sua parte... E nem sempre as coisas correm como queríamos, como gostávamos. E, no entanto, julgamos estar a realizar a Missão que Deus nos confiou...
Acabamos, muitas vezes, por desanimar, ficar preocupados, entristecer. Porquê? Para quê?
Talvez perguntarmo-nos várias coisas. Entre elas: Onde está a nossa confiança? Onde se escondeu a nossa certeza de que se a obra é de Deus, Ele providenciará para que dê bom fruto?  Quando nos inquietamos, nos desgostamos, nos parece ter errado nos nossos objectivos, não será porque estamos a trabalhar pela obra e não por Deus, a quem a obra pertence? Ele apenas quer precisar das nossas mãos, dos nossos olhos, da nossa disponibilidade , para realizar o Seu plano...
E finalmente, interroguemo-nos: Será que o nosso trabalho não resulta porque afinal não é essa a vontade de Deus?
Confiemos, como Teresa de Saldanha, "quando a obra é de Deus, Ele providenciará".
                                                 Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário