quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Importância da Drosophila

Estava a tentar fazer um trabalho que exigia alguma concentração e uma mosca importuna tentava distrair-me, voando à minha volta.
Depois de várias tentativas infrutíferas, acabei por matá-la. Então, lembrei-me do esforço que fazíamos na Faculdade para obter, conservar e desenvolver as "moscas de estimação" utilizadas nos nossos trabalhos.
Claro que não eram estas moscas vulgares, mas a célebre Drosophila melanogaster que mereceu honra de monumento nos E.U. E, verdade seja dita, davam muito trabalho: era a papa para as pupas, era a atenção para separar dos pais, as novas moscas assim que nasciam; era a contagem dos machos e das fêmeas, para depois se aplicarem os dados estatísticos e se tirarem conclusões.
Mas a Drosophila tem todas as condições para ser um excelente material de estudo genético em laboratório:
. Morfologia muito simples que permite verificar qualquer alteração;
. Cultura em frascos com papa;
. Gerações que se sucedem muito rapidamente;
. Pequeno número de cromossomas no genoma.
É à Drosophila que Thomas Morgan deve as conclusões a que chegou de ligação de certas características com os cromossomas sexuais, conclusões essas que apoiaram a teoria cromossómica da hetreditariedade.
A primeira prova foi a relação directa entre a cor dos olhos e o cromossoma X.
Como nas fêmeas há 2 cromossomas X, a cor dos olhos é determinada por 2 genes; nos machos, em que há só um cromossoma X é determinada por um único gene.
Geralmenta a Drosophila apresenta-se com olhos vermelhos, cor que domina o branco, que pode contudo aparecer em alguns exemplares, desde que o gene para branco apareça nos dois cromossomas.Para os machos terem olhos brancos basta o gene se encontrar no único cromossoma X.
Se cruzarmos machos de olhos brancos com fêmeas de olhos vermelhos todos os descendentes terão olhos vermelhos. Mas se forem as fêmeas de olhos brancos que cruzem com machos de olhos vermelhos, todas as fêmeas terão olhos vermelhos mas todos os machos serão de olhos brancos.  Foi Morgan que indicou assim que o caracter cor dos olhos está localizado no cromossoma X sem que no Y haja um alelo. Daí,  a transmissão não seguir as Leis estabelecidas.
E este foi um dos contributos da Drosophila para o desenvolvimento da Genética.
                                      Ir. M. teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.
 
 
 
 

2 comentários:

  1. Não fazia a mínima ideia. E pensar que desde esse pequeno passo se chegou até ao que hoje sabemos.
    Há sempre qualquer coisa para aprender.
    Um abraço fraterno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Frei José Carlos
      Fico muito contente por saber que foi útil a minha informação sobre Drosophila. Muito passei por causa delas, quando estudante-religiosa!...
      É difícil entender que se queiram cultivar moscas...
      Obrigada.
      Um abraço fraterno.

      Eliminar