sábado, 1 de setembro de 2012

Joio versus trigo

O semeador saiu a semear a sua seara de trigo e julgou ter apenas lançado boa semente no seu campo. É pois com surpresa que vê surgir o joio no meio do trigo. E interroga-se: que fazer?
Também nós somos como a seara deste agricultor.
Deus colocou no nosso coração a boa semente da Verdade, do Bem, da Alegria... Mas a vida encarregou-se  de lhe associar o joio da intriga, da inveja, da mentira... 
Ao agricultor, Deus recomendou que deixasse crescer juntos trigo e joio, até à altura da ceifa. Então, seria o momento de separar a boa  da má semente.
E em nós, quando é o momento da ceifa?
Quando podemos e devemos arrancar de nós e ajudar os outros a arrancarem a semente do mal, do erro, do engano, da tristeza, da indiferença, da neurastenia?... é tão fácil instalarem-se subrepticiamente e impedirem o nosso crescimento na santidade!...
Quando devemos actuar?
Acho que nunca e sempre.
Nunca, porque há sempre outro joio a substituir o anterior, dando-nos, por vezes, a tentação de desistir.
E sempre... porque a todo o momento é hora de corrigir o que está mal, o que não nos deixa progredir, o que nos impede de testemunhar o Amor de Deus.
Sempre... sobretudo no momento em que, no silêncio, Deus nos fala ao coração e diz:Vem!
Vem... com o que tens e com o que és; vem... com o que desejas e com o que Eu pretendo de ti; vem... sem planos mas de alma aberta a deixar que aqueles que te rodeiam, os que solicitam o teu apoio, os que contam com a tua amizade e o teu carinho, os que esperam a partilha às vezes silenciosa, todos, simplesmente, vão limando as tuas arestas e arrancando as ervas daninhas , exigindo de ti mais e melhor.
Vem... mostrar que és capaz de deixar que os outros "ceifem", mesmo com dor, as lacunas que deixaste, os erros que cometeste, o bem que não realizaste.
Vem... acolher-te ao Meu celeiro, porque te escolhi desde toda a eternidade.
                                
                                                    Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário