segunda-feira, 24 de setembro de 2012

La vie du petit Saint Placide

Dando uma vista de olhos pelas prateleiras da biblioteca da comunidade deparei-me com um livro pequenino, sem aparência,de capa de papel, mas que fez parte do meu stoc de leituras quando ainda jovem religiosa.
Era a vida de S. Plácido.
Não é bem um livro. É antes uma sequência de imagens com legendas que contam a vida do monge beneditino Irmão Plácido.
Voltei a lê-lo, com o mesmo entusiasmo de há anos.
É que a vida deste monge pode ser a minha, a sua, a de toda a gente: a freira, o padre, o casal, o jovem estudante, a mãe de família trabalhadora...
Em todas as vidas há as alegrias, os entusiasmos, as descobertas, as contradições, as dúvidas, as tentações... E também o valor da Fé e da Esperança e a presença constante e actuante de Jesus e Maria.
Plácido foi para o mosteiro com dois anos e apenas conseguia dizer a palavra Sim. Era a preocupação dos pais esta sua limitação linguística mas talvez fosse esse o sinal da sua disponibilidade para ir ao encontro do apelo de Deus.
O Ir. Plácido viveu as dificuldades de qualquer elemento duma vida comum. Em sociedade, todos temos que ultrapassar situações difíceis e mesmo insolúveis.
Ele conheceu as alegrias da dádiva e do testemunho, as dificuldades da tentação e a força da oração, sabendo que rezar era passar a sua vida para a vida de Jesus.
Viveu as agruras da doença com a alegria do Amor e reconheceu na morte a fecundidade da vida, a Missa plena que foi toda a sua vida.
 
Neste pequeno livro, onde o texto são apenas frases há inúmeras lições que podemos aprender e fazer nossas para, como ele, encontrarmos a Alegria do compromisso satisfeito.
 
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário