terça-feira, 18 de setembro de 2012

Jesus à porta

"Estou à porta e bato... se alguém me ouvir virá comigo e Eu com ele"
Jesus está à porta mas não força a entrada; não exige que lhe abram a porta, que O acolham.
Não é exigente.
Às vezes é... mas isso é com os amigos, com aqueles que O aceitaram e O seguiram. Santa Teresa de Ávila bem dizia que era por essa exigência que Ele tinha tão poucos amigos...
Mas voltando a pensar num Jesus que não força a entrada, às vezes parece-nos uma situação contraditória quando pensamos nos milagres que Ele fazia. Não seria para se manifestar àqueles que O ignoravam, para forçar aqueles que não O conheciam?
É a tentação que se tem, pensando à nossa maneira humana, quando gostamos de aparecer, de nos evidenciar, de fazer coisas que os outros vejam. Mas Jesus não é assim. Se lermos com atenção os Evangelhos, se repararmos bem, constatamos que Ele fez milagres àqueles que já O tinham acolhido, que O tinham convidado a entrar, que, directa ou indirectamente, tinham manifestado a sua Fé.
Jesus não está só à porta. Também nos fala e espera que O oiçamos e vamos com Ele para poder ir connosco. É a Sua promessa de Amor!
Mas, porque não insiste, não obriga, não exige? Porque apenas espera, persistentemente, que Lhe demos atenção? É tão fácil que O não vejamos nas pequenas como nas grandes coisas da vida...
Quantas vezes choramos, desesperamos, sem nos lembrarmos que o grande Consolador está ali ao nosso lado, esperando apenas que O convidemos a entrar?
E nas grandes alegrias, quando tudo corre bem, lembramo-nos que à porta está Jesus esperando o nosso obrigada, o nosso reconhecimento?
Ele também estava lá, esperando que o recebêssemos na nossa casa, na nossa alegria partilhada, na nossa dor entregue...
                               Ir.M.Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.
                               
 

Sem comentários:

Enviar um comentário