sábado, 5 de abril de 2014

Recuperar o passado

" Não podemos recuperar o passado"  era o lamento duma senhora idosa ontem na rádio. Fiquei a pensar se sim se não, dividida entre a possibilidade ilusória da reconstrução e a realidade do evoluir do tempo.
Mas realmente não; não podemos recuperar o passado, até porque vivemos no "presente que é um instante entre o passado que já não é e o futuro que ainda não foi" . O passado ficou para trás, para o baú das nossas memórias. Não o podemos desenterrar e por isso não podemos reviver o tempo que desbaratámos, apagar os erros que cometemos, ultrapassar os fracassos que lamentámos. Mas também não vale a pena. O "ontem" passou e ficou inscrito no livro dos dias passados
E se nos lembrarmos da frase de Michel Quaist " a Vida é o novo Evangelho em que nós próprios escrevemos um folha cada dia" mais nos convencemos de que o passado foi ontem e não vale a pena recuperá-lo. O importante é construir o futuro, aquele que Deus prepara para nós em cada momento. 
E a vida é cheia de novidades, de imprevistos, de alegrias e tristezas, sinais que nos querem mostrar aquilo que Deus espera de nós. E as respostas que vamos dando, são as páginas em branco que vamos preenchendo e são já os alicerces do futuro.
E devíamos preenchê-las com um sorriso nos lábios e a alegria no coração. Esse sorriso e essa alegria que nos vão faltando, por vezes, face às contrariedades que se nos deparam no caminho. Mas não deixemos que os maus momentos se instalem . Também eles vão, rapidamente, fazer parte do passado, desse passado que não podemos recuperar. Nem queremos!... 
Lembremos tudo o que de bom a vida nos vai dando, agradeçamo-lo ao Pai e construamos um futuro de Fé e alegria.
                       Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário