sexta-feira, 11 de abril de 2014

A escolha...

Enquanto tentava pôr em ordem os pensamentos duma noite atribulada, quase instintivamente abri a Bíblia ao acaso. Saiu-me o Evangelho de S. Lucas e nele a parábola da ovelha perdida. Directamente não tinha nada a ver com os meus pensamentos revolto. E daí...
Não pude deixar de me perguntar o que tinha levado o pastor a deixar todo o rebanho para ir à procura duma única ovelha que se tinha perdido. Porquê? Era menos uma ? Tinha que dar contas dela? Era um prejuízo material acrescido? Aquela era uma ovelha especial?
Por tudo isso talvez... o pastor tinha ido à procura... mas o mais natural é que a preocupação do pastor se centrasse simplesmente na ovelha que se tinha perdido. Apenas isso. Daí a alegria ao encontrá-la.
Se das ovelhas passarmos ao " rebanho " a que nós pertencemos, constatamos como é fácil perdermo-nos.
E aqui entro no campo dos meus pensamentos. 
O trabalho, os interesses, os projectos, as preocupações, o imediato e o indispensável são outros tantos motivos que nos levam, fàcilmente e quase sem darmos por isso, a nos afastarmos do caminho certo e a nos enfiarmos por "veredas tenebrosas".
Às vezes perdemo-nos voluntariamente, sabende de antemão que estamos a escolher caminhos que nos conduzem a metas indesejáveis. Só muito mais tarde lamentamos o tempo e os esforços desperdiçados... Mas outras vezes é a inconsciência , o ambiente pelo qual nos deixamos envolver ou o grupo ao qual pertencemos que nos levam a um percurso do qual não encontramos a saída.
Perdemo-nos!... Talvez um dia , olhando para trás, para esse "passado que já não é" constatemos quão longe nos encontramos da meta onde o Senhor nos espera.
Mas não vale a pena "chorar sobre leite derramado" . Vale sim a pena recomeçar, certos de que Deus não nos quer nunca perdidos. E tal como o pastor que leva a ovelha ao colo; tal como o pai do filho pródigo, que sai ao seu encontro, também Deus nos aguarda para se congratular com o nosso regresso.
Aproveitemos este tempo de Quaresma, que é tempo de reencontro, para procurar e seguir o caminho certo.
           Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

2 comentários:

  1. DEVOTED TO THE TEACHING OF WHOM?

    The three thousand who were added to the church of Christ on the Day of Pentecost continued in devoting themselves to the apostles' teaching.

    Acts 2:41-42 So then, those who had received his word were baptized; and that day there were added about three thousand souls. 42 They were continually devoting themselves to the apostles' teaching and fellowship, to the breaking of bread and to prayer.

    These Christians devoted themselves to the apostles' doctrine.
    They did not devote themselves to the teaching of Moses.
    They did not devote themselves to the teaching of Abraham, Job, Noah, John The Baptist, the Roman Catholic Church, the Baptist Church, the Methodist Church, the Mormon Church, creed books, statements of faith, the Judaizers, the Watch Tower, the Pentecostal Church, the Pharisees, the traditions of men, etc.

    THE TEACHING OF WHOM?

    (Scripture quotes from: NEW AMERICAN STANDARD BIBLE)

    YOU ARE INVITED TO FOLLOW MY BLOG. http://steve-finnell.blogspot.com

    ResponderEliminar