terça-feira, 8 de abril de 2014

"LIsboa tem mais encanto..."

Lisboa tem mais encanto de cada vez que  lá se volta.  Para mim, não é como no fado, que diz que o encanto de Coimbra chega na hora da despedida... Para mim, o encanto aumenta cada vez que se volta a Lisboa. E eu estive novamente na cidade a respirar aquele ar poluído resultante do tráfico intenso, das habitações acumuladas, das chaminés mal cuidadas.Mas também a contemplar a beleza maravilhosa do estuário do Tejo, com a sua grandiosidade, a sua cor, a sua luz.
Deixei-me envolver pelo conhecido. Desci até ao Jardim da Estrela e entrei na Basílica para, no silêncio que ali reinava, poder realizar o meu diálogo com o Pai.
Apanhei o eléctrico, o célebre 28, e segui até ao Chiado. Ali, deixei-me envolver pela multidão de turistas que entra e sai das igrejas, admira as montras das elegantes lojas da não menos elegante R. Garret e acaba na Brasileira, lado a lado com o Pessoa.
Depois, desci a R. do Carmo e encontrei-me no Rossio. Parei um instante a admirar os novos-velhos estabelecimentos , o movimento, a venda de flores, a calçada portuguesa, as fontes murmurantes, a estátua de D. Pedro IV... Entrei na Pastelaria Suiça a beber um chá e continuei pela sombra até parar diante do sempre admirável teatro Nacional D. Maria II e, à esquerda, a restaurada estação dos caminhos de ferro..
Cheguei à Praça dos Restauradores e ao seu monumento comemorativo. Para além, de baixo para cima, estende-se a Av, da Liberdade, com o seu arvoredo, os seus bancos, as seus lagos, as suas lojas caras, os seus quiosques e esplanadas...
Ao fundo, bem no centro da praça, o pedestal com a estátua do Marquês de Pombal, um homem admirado por alguns , odiado por muitos...
Estava cansada e por demais emocionada. 
Não me apeteceu subir a Avenida apesar dos seus encantos e atractivos. Apanhei um autocarro e regressei à Estrela, inebriada de cor, de cheiros, das luzes da minha cidade.
E voltei a entrar na Basílica. Agora, para agradecer as mil graças deste dia na cidade. Havia silêncio. Ninguém ! Apenas uma música suave e, no sacrário, Jesus Cristo que acolhe aqueles que O procuram e a Ele se entregam.
Fiquei, na certeza de que lá, apenas Ele e eu.

                      Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário