sexta-feira, 4 de abril de 2014

Deixemos o que nos pesa

" Não leveis nada para o caminho..."
É recomendação de Jesus aos apóstolos quando os envia a pregar.
Ide!... mas não leveis nada que vos pese, que vos impeça de andar, de caminhar ligeiros ao encontro dos que precisam de vós... é a nossa interpretação ao ler a recomendação de Jesus.
E esta palavra que Jesus dirige aos apóstolos sempre me incomodou, sobretudo quando preparo uma mala para um fim-de-semana, uma viagem ou mesmo para férias.
É que levo tudo o que preciso, tudo o que talvez precise, tudo o que não vou mesmo precisar. E a vós, não acontece isto?...
Levamos tudo, como medida de precaução...
E se pensarmos naqueles peregrinos, que fazem caminhadas a pé, estamos a vê-los carregar com uma imensidade de coisas inúteis, só porque talvez?...
E se pensarmos em Nossa Senhora, acaso ia ela carregada, quando "apressadamente" se dirigiu para casa de sua prima Isabel? Certamente que não!
Mas nós, até na vida do dia-a-dia vamos fazendo "acumulação de bens" : o que nos dão, o que adquirimos, o que juntamos , porque... nos pode vir a ser necessário, porque são recordações, porque é de estimação, porque lembra um momento ou uma pessoa especial.
E não temos a coragem de nos libertar, de nos despojarmos, para ficarmos mais livres, mais leves, mais capazes de ir ao encontro dos que nos esperam.
" Não leveis nada para o caminho" disse Jesus aos apóstolos e di-lo a nós , referindo-se à caminhada desta vida.
Às vezes recordo com saudade um "sonho " da Juventude, dos meus primeiros anos de religiosa, quando as palavras de Jesus tocavam mais fundo e mais intensamente os nossos corações cheios de entusiasmos. E pensava em viver numa tenda no deserto, sem nada, confiando apenas na Providência Divina.
Simplesmente o deserto era aqui, e a tenda, o convento em que vivia...
Mas o "sonho" tem que persistir, estar presente em todos nós. Um "sonho" de desprendimento, de liberdade, de acolhimento, de confiança num Pai que "alimenta os lírios do campo" e nos dá a nós  "o pão nosso de cada dia".
                   Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário