quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro

Mais uma comemoração mundial!...
Esta comemoração, que eu aplaudo, convida à leitura e à escrita, e por isso incentiva à criatividade, aumenta o gosto pelo conhecimento, ajuda a uma melhor expressão das ideias .
Neste momento e nesta era das novas tecnologias, em que os jovens são convidados a utilizar um tipo de linguagem e de escrita que é bastante simbólica , para não dizer irreal, falar em livros é da maior oportunidade. Embora também pareça uma irrealidade...
Já lá vai o tempo em que se considerava "o livro como um amigo" que se tratava com respeito e carinho. Ele ocupava as nossas mentes e os nossos tempos livres.Era ele que nos transmitia os conhecimentos desejáveis e ajudava a desenvolver a nossa imaginação.
Foram os livros que "criaram" poetas e escritores...
Ter uma boa biblioteca era a ambição de muita gente que centralizava nela os seus desejos de cultura.
Hoje, tudo se digitaliza, quase tudo se encontra na internet e os livros ficam relegados para um segundo plano, para o campo das curiosidades ou das recordações.
Mas há um livro que não podemos ignorar nem relegar para o campo das antiguidades- a Bíblia. Porque ela nos fala de Vida , de Verdade, de seguimento de Jesus Cristo.
E também não podemos esquecer do livro da nossa vida, aquele que vamos escrevendo, folha a folha, de que não podemos arrancar páginas porque não nos satisfazem, a que não é possível acrescentar factos lindos que o embelezariam.
Ele é o livro em branco, onde tudo fica registado e que tão mais belo será quanto mais a sua história se aproximar da história que o Pai desejou para nós.
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,o.p.


Sem comentários:

Enviar um comentário