sexta-feira, 31 de maio de 2013

Grécia - história

Ultimamente tem-se falado muito da Grécia mas pelos piores motivos: crises económicas, dívida externa, manifestações, governos difíceis...
Agora que as notícias parecem ter descido um pouco de tom, recordei a Grécia da minha última visita. Foi numa viagem de finalistas. E, imagine-se! a única em que uma mala só chegou no dia seguinte. Mas apesar disso, tudo correu lindamente e gostámos muito  das belezas que nos foi dado observar. Grécia antiga, claro!... É que a Grécia é muito mais do que aquilo de que se fala nos telejornais. A Grécia tem magia , tem encanto, é algo de diferente. Até os guardas do Palácio usam saias com pregas... E mostra-se como um país que tinha  fé. Não a nossa Fé cristã, mas uma crença imensa na actuação divina que originou, na antiguidade, aquela grande quantidade de deuses e de altares. Até um altar ao Deus desconhecido... Aliado a isso, os mitos e as lendas que se multiplicam. E os jogos... de que são exemplo os Jogos Olímpicos e os Pan- Helénicos, realizados entre várias cidades gregas e que constituíam um factor de união entre os gregos. E não eram só provas desportivas que se disputavam. Também havia actividades de cariz religioso , representações teatrais, etc..
E já agora, uma curiosidade: a recriação dos Jogos Olímpicos, em 1832, deve-se a Dominicanos. Foi em Grenoble que os alunos do seminário menor de Rondeau os organizaram, pela primeira vez e já com Código Olímpico, uma cerimónia de abertura e outra de encerramento, provas individuais e medalhas de participação dos melhores.
E deve-se ao Padre Dominicano Henri Didon a divisa que ainda hoje marca estes jogos: " Mais rápido, mais alto, mais forte".
Mas a Grécia não são só Jogos Olímpicos, deuses, mitos ou lendas. Já nos sec. V e IV a.C. constituía o protótipo duma civilização das mais evoluídas no campo político e cultural.
Politicamente os atenienses tinham um sistema democrático de governo e liberdade de se exprimirem oralmente; culturalmente, desenvolveram valores racionalistas e humanistas, no pensamento e na arte.
O tempo destruiu umas coisas e modificou outras mas a Grécia continua a merecer a nossa admiração e a nossa visita. Contra tudo e contra todos é um país dum grande passado que influenciou a História de toda a Humanidade. Que a esperança dê coragem e entusiasmo para a construção do futuro.
                                Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário