quarta-feira, 22 de maio de 2013

A Ciência, ontem e hoje



Não foi certamente por acaso que, ao pensar na frase daquela senhora, em Lisboa, " Haja quem cuide de nós!..." me lembrei da Fundação Champalimaud. É que fui lá outro dia almoçar com uma amiga e aproveitámos para passear no espaço ao ar livre e obter algumas informações. Achei um óptimo ambiente e um espaço muito agradável.
Certamente que os doentes se sentirão acolhidos e mais bem dispostos e os médicos e investigadores mais motivados no seu trabalho.
Explicaram-me que a Fundação tem duas valências que se completam e entrecruzam: a investigação científica e a actuação clínica.
Para isso, duas zonas também distintas: uma de atendimento, consultas e exames aos doentes; outra de trabalho de Laboratório, experimentação e investigação.
Estas duas zonas estão instaladas, uma no centro clínico, que orienta a sua actividade para o doente, promovendo a qualidade de vida e ministrando cuidados personalizados de excelência, com uma equipa multidisciplinar e programas inovadores de diagnóstico e tratamento; a outra, é o centro de investigação, no campo da biomedicina (especialmente direccionada para o problema do cancro)  em que trabalham académicos e investigadores nacionais e estrangeiros.
O Centro está aberto ao público e pode ser usado por todos , com o seu restaurante, zonas verdes e anfiteatro.
Que todos os que precisam de tratamento e aqueles que querem apenas passear saibam usar e aproveitar deste espaço.
                                          Ir.M.Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário