quarta-feira, 15 de maio de 2013

Conflitos com "materiais domésticos"

A vida moderna leva-nos a importantes modificações nos nossos hábitos. Até nos alimentares. Por exemplo a utilização de congelados e sua preparação em microondas. Era coisa que não lembraria às nossas avós...
Mas hoje, é prática corrente e até as crianças são convidadas a fazê-lo. É simples e rápido!
Mas, quantas vezes desprezamos as indicações existentes nos recipientes bem como pomos de parte os conhecimentos mais elementares!... E assim, contraímos doenças e causamos problemas.
Até sem saber...
Por exemplo, colocar alimentos com gordura , no microondas, em recipientes de plástico, é meio caminho andado para desencadear um processo cancerígeno nas nossas células.
É que a junção de gorduras, altas temperaturas e plástico constitui uma associação altamente perigosa. Vai levar à formação de dioxinas que contaminam os alimentos e se libertam nas nossas células. Ora as dioxinas são substâncias altamente cancerígenas e tóxicas para as células do nosso organismo.
E o que são as dioxinas? São subprodutos que podem resultar de processos industriais em que se obtem cloro e seus derivados. Mas a exposição humana às dioxinas resulta quase exclusivamente da alimentação.
Estas substâncias, além de cancerígenas, podem também ter efeitos negativos sobre os sistemas imunitário, reprodutor e hormonal.
Então, fora com os plásticos no microondas. Vamos troca-los por vidro ou cerâmica.
Recordemos que até os restaurantes de comida rápida substituiram, aqui há tempo, as suas embalagens por pacotes de papel.  E qual a razão? Nem mais nem menos do que o receio da invasão da dioxina.
                                Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.



Sem comentários:

Enviar um comentário