domingo, 26 de maio de 2013

Imposições e escolhas

Mudar está na ordem do dia. E esta é uma realidade bem profunda, da qual nem sempre temos consciência e na qual não reflectimos com a frequência com que as mudanças se nos apresentam.
Razão tinha Camões quando escreveu o seu soneto:
Mudam-se os tempos / mudam-se as vontades / todo o mundo é feito de mudanças...
Cada três meses mudam-se as estações do ano e por isso, variam as condições meteorológicas, a agricultura modifica-se e até o nosso temperamento e disposição são influenciados.
Duas vezes no ano muda-se o ritmo de vida porque o relógio adianta ou atrasa e o dia começa mais tarde ou mais cedo.
De quatro em quatro anos, na melhor das hipóteses, mudam os governos e alteram-se as leis, os regimens estabelecidos, a estabilidade da vida.
Quando terminam os contratos ou a satisfação do ou com o clube, mudam-se os jogadores, vendem-se os passes, vestem-se outras camisolas.
Muda-se o vestuário porque mudou a estação ou se vai a uma festa.
Até o sol muda cada dia. Nasce de manhã e com ele a alegria, um certo optimismo, uma inevitável vontade de viver. Depois, ele vai empalidecendo, descendo no horizonte e chega a noite com o seu manto de mansidão e, às vezes, de tristeza.
Estas são as mudanças que o planeta ou a vontade dos Homens nos apresentam.
Mas há outras, mudanças mais profundas, como o crescimento, a maturidade, o desenvolvimento da Fé, a adaptação a novos tempos, a variadas circunstâncias.
Há as mudanças de vida, de ambiente, de casa, de cidade, de hábitos.
Mudanças que se esperam, mudanças com que não se conta! Mudanças que se procuram e mudanças que nos procuram. Mudanças que escolhemos e mudanças que se nos impõem.
"Todo o mundo é feito de mudanças".
E a nossa realização está em aceitar a mudança, colaborar com ela e agradecê-la como um Dom.
Fácil? Difícil? depende da disponibilidade do nosso coração e da entrega que fazemos nas mãos do Pai. Com Ele tudo se vai tornando fácil...
Olhemos com optimismo cada mudança que a vida nos apresenta na certeza de que "Deus não nos pede nada além das nossas forças" e que "nada acontece por acaso".
                                    Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário