segunda-feira, 13 de maio de 2013

Semana Mundial da Vida

Mais uma ocasião a ser marcada no calendário. Mas esta não celebra instituições, organizações , situações...
Esta data marca um acontecimento que somos todos nós e que é um dom. Um dom de Deus. Ele que actuou na criação e desenvolvimento do Mundo; Ele que providenciou à evolução das espécies; Ele que esteve presente na nossa formação como ser vivo pensante e dono de vontade.
E agora podemos parar e perguntar: Mas afinal o que é a Vida?
Em sentido geral, biologicamente falando, é a capacidade de absorção, assimilação e reprodução manifestada por um ser. Se falarmos de vida humana, temos que pensar na colaboração entre Deus e o Homem, na capacidade deste de pensar e de querer, no seu empenho em procurar o Bem.
Para crentes e não crentes, Deus manifesta-se da mesma maneira, actuando em cada concepção. Não adianta negar nem adiar a presença de Vida para o momento do nascimento.
Basta olhar para uma ecografia, mesmo nos primeiros meses de gravidez, para vermos um ser que se mexe, que respira, que se alimenta... numa palavra, que vive.
E é por isso que é crime (civil ou moral) tirar a vida a estes pequenos seres que nem sequer pediram para existir.
Claro que às vezes é difícil fazer crescer estas crianças... Mas na vida há alegria, há sorrisos... mas o sofrimento também faz parte dela.
Sofre a mãe quando está para dar à luz; sofre o filho quando vê partir a sua mãe; sofre a criança quando vê frustrados os seus desejos; sofre o adolescente ou o jovem quando tem que lutar pelos seus ideais ou contra os seus desejos mais ou menos obscuros.
Mas Deus criou o Homem para ser feliz. As dificuldades da vida que escolhemos  são contratempos a ultrapassar para  tornar maior essa felicidade.
E Deus está lá. Ele que nos deu o dom da Vida, que nos destinou à felicidade, está presente em cada momento, para nos ajudar a contornar os imprevistos.
Mesmo nos momentos de maior cansaço, de neurastenia, de indiferença; quando nos apetece deixar tudo e, às vezes, nem recomeçar... quando nos parece que Deus está ausente, longe, esquecido de nós...
Vale a pena parar, " tomar os remédios mais adequados ", elevar o pensamento até ao Pai, sorrir e...ir em frente, saudando, agradecendo e valorizando o dom da Vida.
Estamos na semana mundial da vida. Não deixemos que nada nos atrapalhe e impeça de sorrir.
Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.


Sem comentários:

Enviar um comentário