segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ser Amigo é...

Estávamos outro dia conversando , tendo por tema a Amizade, no que ela tem de doação e de exigência, no modo como se manifesta e se define, na maneira como muita gente a vê e a vive.
Palavra para cá; palavra para lá. Não sei muito bem se chegámos a alguma conclusão naquela troca de ideias que nem sequer era muito estruturada. Tratava-se mais de conversar do que chegar a conclusões.
Mas eu, sem mais nem menos, às tantas,lembrei-me duma lenda antiga que é bem um paradigma do que se entende por Amizade.
Esta lenda pretende contar a formação das ilhas do arquipélago dos Açores, mas demonstra o poder da Amizade.
Conta-nos a lenda que havia um Rei que vivia num país muito bonito, cheio de vegetação e altas montanhas.
O Rei tinha nove filhos que eram muito amigos. Um dia resolveu dar-lhes uma parte do seu reino e pediu para eles escolherem. Eles, de comum acordo, foram instalar-se cada um em seu monte e combinaram encontrar-se daí a um ano, quando a sua instalação estivesse consumada.
Acontece que as circunstâncias lhes transtornaram os planos. Na véspera do encontro um grande tremor de terra fez afundar todo o território ficando apenas de fora os cimos das montanhas.
Os príncipes não morreram; ficaram apenas longe uns dos outros. Mas para a Amizade não há distâncias nem contatempos. Não desistiram do seu encontro e para o realizar trataram de construir embarcações que facilmente os juntaram.
Foi este o 1º passo para depois se estabelecer a comunicação marítima entre as ilhas do arquipélago dos Açores.
A lenda tem esta finalidade mas, para mim, há outra lição subjacente que podemos tirar: a força da Amizade. Para esta forma de amor, não há distâncias, dificuldades nem desânimos.
Ser Amigo é estar sempre pronto para o que os outros precisam; é estar atento às necessidades do Amigo; é levar-lhe a palavra que encoraja, o sorriso que suaviza a dor , o carinho que acalenta o coração.
Olhemos à nossa volta; lembremos os Amigos e não deixemos que fiquem sós, mesmo quando não se queixam... Ofereçamos-lhes, desinteressada e discretamente,aquele amor que Deus partilha connosco.
É tão bom ter Amigos !...
                                      Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário