quinta-feira, 2 de maio de 2013

Maio um mês diferente

Maio chegou! E até parece que nos esquecemos de preocupações, dificuldades, notas a alcançar ou exames para preparar... É que há uma alegria nova nas pessoas!
Maio chegou! É o prenúncio do Verão, muito embora Maio tenha vindo acompanhado com nuvens e anunciando aguaceiros.
Esquecemos isso e só queremos pensar que falta pouco para o calor começar a apertar, o sol alegrar os corações e as férias fazerem o seu anúncio.
Maio chegou! É tempo de música no ar,de flores nos campos, de festas nas terras, de convívio entre os homens. É a indicação de que tudo na vida se renova e se repente, igual mas diferente, como as estações do ano, sempre as mesmas mas sempre tão diferentes, de ano para ano.
Maio chegou, mais uma vez! Vivamos alegremente tudo o que este mês nos vai trazer. E agradeçamos o que de bom o tempo, a vida, a família, os amigos, nos oferecem.
Mas, neste mês de Maio não posso deixar de recordar que ele é um mês especial porque de milagres, aparições e dádiva. Foi num Maio já distante que Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos. Foi em Maio que Fátima se tornou "altar do mundo". Foi em Maio que um Papa nos visitou para agradecer a Nossa Senhora  ter-lhe salvo a vida. Foi em Maio que Nossa Senhora, pela primeira vez, pediu aos pastorinhos para rezarem o Rosário pela paz.
E como educadora, num colégio Dominicano não posso nem quero esquecer este pedido. Aliás, a tradição do Rosário, na Ordem Dominicana, é bem anterior ao pedido de Nossa Senhora.
Os Dominicanos, desde o Sec.XIII espalham, entre crentes e não crentes, esta devoção ao Rosário.
Todos nós sabemos que é lenda mas não deixamos de ter quadros que representam Nossa Senhora dando o Rosário a S. Domingos. E dar-lhe a inspiração para rezar o Rosário não é, mais ou menos, a mesma coisa?
Tenho presente esta tradição dominicana e gostava que se estendesse a quantos passam por nós: alunos, professores, pais, amigos e conhecidos. Assim seja!
                                     Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.



Sem comentários:

Enviar um comentário