quarta-feira, 29 de maio de 2013

Imprevisíveis

Estávamos na hora do recreio das alunas e eu,como de costume, estava com elas. Uma funcionária deu-me o recado: a Madre Geral  mandava-me chamar pois queria falar comigo. Nada de novo... Nada de extraordinário... Não me perguntei porquê nem elaborei hipóteses. O que fosse soaria.
Deixei as alunas entregues a si mesmas e fui...Simplesmente.
E simplesmente também, a Madre Geral, com o ar mais natural do mundo, comunicou-me que eu ia ser a nova directora do Colégio. O meu cérebro parece que parou e não tive palavras nem para aceitar nem para recusar. Tinha vindo para o convento longe de pensar que me ia servir do curso e, mais longe ainda de que ele ia ter esta finalidade.
Em boa verdade, não fazia ideia nenhuma do que o futuro me reservaria. 
Comecei no dia seguinte, sem saber o que significava dirigir um estabelecimento de ensino como este, nem o que era preciso fazer e, menos ainda, como. Mas era jovem e aos jovens a "aventura" não mete medo. Acreditam que sabem tudo e que tudo é fácil de realizar. E assim comecei essa experiência feita de inexperiências.
Foi o tempo, a equipa com que trabalhava, os professores mais antigos, que me foram ajudando e ensinando.
Nesse tempo, anos 60, para se ser director dum colégio era necessário um diploma, passado pelo Ministério e atestado por um inspector que creditava as nossas capacidades. Claro que esta era outra cláusula que eu desconhecia. Por isso, fui apanhada de surpresa quando um senhor muito sério e distinto me entrou pelo Laboratório, onde eu já tinha iniciado uma aula de Botânica.
Não estava nos meus melhores dias mas pensei que tinha 5 minutos para mostrar o que valia. Invoquei o Espírito Santo e recomecei a aula, utilizando um método inovador na época e que fazia parte da cultura aprendida nos cursos para professores, ministrados na Gulbenkian -o método de pesquisa.
Acho que "meti um pouco os pés pelas mãos" mas o sr. Inspector devia saber pouco de corolas e pecíolos e menos ainda deste método experimental que " não tinha ainda visto em parte nenhuma".
Saiu satisfeito e mandou-me o necessário diploma. Foi o princípio!
Dou graças a Deus por todo o trabalho realizado e peço por todos os que me ajudaram e pelas alunas com quem tive o prazer de trabalhar.
                            Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário