terça-feira, 7 de maio de 2013

Dia da Mãe

Foi no Domingo passado o dia , mundialmente, dedicado às Mães. E a primeira "instituição" a aproveitar-se desta festividade é o comércio. Por toda a parte, em grandes parangonas, as palavras Dia da Mãe.
Mas, não é preciso entrar nesta loucura do consumismo desenfreado para homenagearmos a nossa mãe.
Não será que ela fica satisfeita mesmo que o nosso presente seja apenas um beijo, uma manifestação do nosso carinho ou um ramo de flores silvestres apanhado no caminho? 
Há é que não deixar passar esta data sem a referenciarmos no nosso calendário familiar.
Não tem que se ser católico para festejar a Mãe e celebrar este dia. Basta, muito simplesmente, ser Filho. Porque realmente as Mães merecem que as lembremos e, particularmente, neste dia:
               . porque nos deram a Vida;
               . porque velaram por nós;
               . porque estão presentes nos bons como nos maus momentos.
Simplesmente por isto: porque são as nossas Mães!
Elas devem testemunhar, junto de nós, o papel que Jesus destinou à Sua Mãe quando lhe disse: " Mulher, aí está o teu filho". Mas nós também, como João, que levou Maria para sua casa, depois de Jesus lhe ter dito : " Eis aí a tua Mãe", temos obrigação de amar, de respeitar, de proteger as nossas Mães.

Mãe... é o colo que nos acolhe quando sofremos; o coração que partilha connosco as nossas alegrias e tristezas; a mão que se estende para nos amparar nos momentos difíceis; a voz amiga que nos previne quanto aos perigos e nos incentiva nas aventuras.
 Mãe, à imagem de Maria, é a presença constante, o olhar atento, a oração persistente.
Mãe... é o suporte em que sempre podemos confiar e que nunca nos desilude.
Mãe há só uma... a nossa. 
Obrigada, Mãe, pelo que és, pelo que foste, pelo que deste...
                                  Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

1 comentário:

  1. Sem dúvida, Mãe é tudo isso e muito mais... deveriam ser mais valorizadas e ter mais direitos neste País pequenino que temos!

    ResponderEliminar