sexta-feira, 3 de maio de 2013

Crescer na Fé

Este mês, como todos os anos, temos várias ocasiões para celebrar aqui no Colégio. Há o Dia da Mãe, o encontro dos Antigos Alunos, a Peregrinação a Fátima...
São datas que não podem passar despercebidas.
Mas outros acontecimentos, da vida do Colégio, são também notícia, como a recepção do Sacramento da Confirmação (Crisma) ou da Primeira Comunhão.
O Crisma vai ser Ministrado na Sé de Lisboa, juntamente com alunos de outros Colégios Dominicanos.
São os alunos do 9º Ano que o vão receber, fazendo a renovação das promessas do Baptismo e vendo confirmadas as virtudes teologais - Fé, Esperança e Caridade - que outrora receberam quando baptizados.
Os alunos do 3º ano (e outros que ainda não tinham feito) vão fazer a sua Primeira Comunhão. Será o seu primeiro contacto com Jesus na Eucaristia.
Mas um e outro sacramento são etapas do crescimento na Fé que tentamos sempre que os nossos alunos realizem durante o seu percurso aqui no Colégio.
Claro que não se obriga ninguém!  A resposta a Deus tem que ser um Sim voluntário e livre, resultado duma experiência que se vai aprofundando com o conhecimento e a oração. Mas ... vamos tentando incutir valores e fornecendo " pistas " que, mais cedo ou mais tarde, acabam por frutificar.
Muitas vezes, como este ano, alunos que não participaram nas celebrações, quando era a sua altura, acabam por vir pedir, anos mais tarde, para serem admitidos com outros alunos.
E que alegria tudo isto nos dá!...
É bem verdade que "um é o que semeia  e outro o que colhe". 
Mas há que nunca perder a esperança e ir semeando...nisto, como em tudo.
                         Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário