quinta-feira, 11 de abril de 2013

Vivendo a Eucaristia

Faz parte da formação religiosa no nosso Colégio a realização de, pelo menos, duas Missas por ano: Natal e Páscoa.
É um encontro no ginásio, transformado em capela e devidamente ornamentado. Neste encontro, para celebrar a Eucaristia, participam todos os alunos desde a pré-primária e respectivos professores e auxiliares.
Ontem, foi um desses dias, em que nos reunimos para a celebração da Páscoa.
A Irmã Conceição andou numa roda viva a preparar tudo, pondo em movimento todos os funcionários. Uns transportaram vasos de orquídeas, outros colocaram cadeiras, outros ainda montaram altar e restantes  acessórios.
Foi celebrante o Frei Filipe, O.P. e animou a Eucaristia o coro do Colégio com o apoio da prof. Ilka e do dr. João Paulo.
Claro que há sempre alunos muito interessados  e outros menos participativos mas isso acontece mesmo quando vão à Missa com a família. No entanto, ontem correu tudo muito bem. Houve silêncio, concentração e os alunos que leram a Leitura da Missa e as preces da Oração dos Fiéis, fizeram-no com muita convicção. A Comunhão também decorreu com ordem e serenidade.

São importantes estes momentos em que, juntos, celebramos Jesus Cristo e a Sua presença no meio de nós. Até porque estamos num Colégio religioso em que não podemos deixar de enriquecer a nossa Fé e testemunhar o que ensinamos e aprendemos.
A Missa, que torna presente a Ùltima Ceia, não pode ter mais sentido do que nestes dias em que celebramos a Ressurreição e recordamos tudo o que a antecedeu.
Levemos para a nossa vida do dia a dia o que pedimos e recebemos de dom e de graça.
                               Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário