segunda-feira, 29 de abril de 2013

Santa Catarina de Sena

Dia 29 de Abril. Festa de Santa Catarina de Sena, doutora da Igreja e Padroeira da Europa!
É também a patrona da nossa Congregação: Dominicanas de Santa Catarina de Sena... Mas também para a Ordem Dominicana ela é importante. Não é mais uma santa do calendário romano ou dominicano. Desempenhou um papel de relevo como mulher e pregadora.
Soube, à imagem de S. Domingos, conciliar contemplação e pregação e foi a sua oração intensa que lhe deu a força para enfrentar quantos desafios se lhe apresentaram, desde convencer o Papa Gregório XI a deixar Avinhão e voltar para Roma (1377) ou lutar para evitar o Cisma do Ocidente até encarar e procurar resolver os problemas políticos e sociais da sua época.
Será que hoje nos falta uma Santa Catarina? !...
A sua grande preocupação foi a unidade da Igreja e daí a sua luta para que o Papa voltasse a Roma e tudo se fizesse para impedir o Cisma. Não conseguiu todas as coisas porque lutava. Talvez os desígnios de Deus fossem outros ou os planos dos homens tivessem mais força... Mas as suas preocupações e intenções... essas... não foram certamente em vão.
Como Dominicana, centrou a sua vida nos 4 grandes pilares da Ordem: oração, vida comum, estudo e missão apostólica.
Catarina Benincasa, que nasceu a 25 de Março, de 1347, desde muito jovem mostrou uma grande tendência para a vida de piedade e um grande amor à Igreja . Era extraordinária a sua penitência e  depois, a sua dedicação aos doentes e o seu fervor apostólico.
Aos 16 anos, entrou para as Irmãs da Penitência de S. Domingos e aos 20 anos, por inspiração de Deus, começou a sua vida apostólica, em favor da unidade da Igreja mas também na condução de homens e mulheres no caminho da virtude e da paz.
Não é uma Santa cuja vida seja de fácil imitação. Mas também não será isso que ela pretende de cada um de nós. Simplesmente fornecer-nos pistas para nos ajudar a seguir o caminho que Deus pretende que vivamos. Não deixemos passar este dia sem pedir a Santa Catarina que nos ensine o seu amor e o seu ardor na contemplação.
                         Ir. Maria teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário