terça-feira, 16 de abril de 2013

O apelo continua

Realmente a Estrela ( Largo e Basílica incluída ) são pontos de encontro dos mais variados.
Revêem-se pessoas,voltam a ver-se amigos, marcam-se entrevistas, ouvem-se conversas, das mais edificantes às mais hilariantes.
No domingo, era o início da semana de oração pelas vocações. No adro da Basílica, uma multidão, como de costume. É a altura dos cumprimentos, da troca de impressões, do pôr em dia as notícias.
Um grupo de jovens, já adultas, meio a sério meio a brincar, foram dizendo :" Nosso Senhor está pouco preocupado com a Sua Igreja. Ela está à míngua de vocações..."
Apeteceu-me intervir mas estava com pressa e não conhecia as pessoas...
Às vezes pecamos por esta falta de iniciativa ou de coragem, não sei! Mas apeteceu-me intervir e dizer àquelas jovens que não é Nosso Senhor que está pouco preocupado com a Igreja, o apostolado, as vocações. São os jovens, são as famílias que não estão atentos.
Jesus continua a chamar, continua a fazer o apelo que dirigiu a Pedro ou ao Jovem rico. Mas, como aconteceu com eles, as nossas respostas podem ser diferentes. Pedro aceitou a chamada, deixou tudo e fez-se "pescador de homens". O jovem rico não aceitou. Retirou-se triste mas não teve a coragem de " soltar as amarras ", de quebrar as cadeias que o prendiam.
Jesus continua a chamar. Mas as famílias fecham-se em si mesmas e nos seus interesses. E os jovens... estão muito mais interessados no prazer, nas alegrias de momento.
Mas Jesus continua a chamar.
E ao chamamento chama-se vocação. A ele respondemos positiva ou negativamente. E a escolha é nossa. Queres?
                             Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.


Sem comentários:

Enviar um comentário