quarta-feira, 17 de abril de 2013

Sobressaltos

Não há como estar calma e tranquilamente no silêncio do quarto, deixando passar as horas porque não se tem condições de fazer nada,para se ter a imaginação activa e pronta a mil interpretações, mais ou menos, disparatadas.
Foi o que me aconteceu outro dia, quando estive doente.
De olhos fechados "olhava para dentro" e pensava em mil coisas, umas mais importantes do que outras.
De repente, uma luz intensa entra pelo quarto e faz-me abrir os olhos. Que foi isto? pensei. E mil hipóteses me vieram ao pensamento, qual delas a menos lógica: Uma estrela cadente, um fogo, o milagre do sol em Fátima... e, mais prosaicamente, os faróis dum automóvel entrando pela janela.
Uma luz... Que luz? Não tinha resposta e também não levei muito tempo a imaginar respostas.
Preferi recordar um texto escrito por um amigo meu, para a festa de S. José, e em que ele diz que S. José é muitas vezes representado com uma lanterna na mão, uma "luz que simboliza a iluminação que ele deve realizar junto do Menino que nasceu e de todos os que dele se aproximam para o verem".
Esquecemo-nos muitas vezes de S. José. Até nós, que o temos como padroeiro do Colégio.
S.José, esse santo extraordinário , escolhido para acompanhar Jesus na Sua caminhada na Terra. Um santo a quem foi pedido uma imensa prova de Fé. Um santo de quem tão pouco se fala nos Evangelhos porque a sua missão terminara quando ele aceitou receber Maria em sua casa.
No dia 19 de Março é a sua festa.
Celebramo-la habitualmente porque o temos como patrono.
Este ano tivemos que antecipar a festa porque a 19 já estávamos em férias. Mas não deixámos de ter uma grande festa. Até o Presidente da Câmara de Sintra nos visitou e nos ofereceu a medalha de ouro de mérito na educação...
Continuemos a venerar S. José e a confiar na sua protecção
                      Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,o.p.

Sem comentários:

Enviar um comentário