terça-feira, 23 de abril de 2013

" Dia do Escutismo "

Ontem foi o dia internacional da terra e hoje comemoramos o dia do escutismo. Muito a propósito, pois este é um dos movimentos que maior preocupação manifesta com o ambiente. Até porque a maioria das suas actividades são ao ar livre e por isso não podem deixar de ter uma forte componente ecológica.
O fundador do escutismo foi Robert  Baden  Powell  que os escuteiros  apelidam, carinhosamente, de BP.
Desde muito jovem treinou as suas capacidades não só de sobrevivência mas também de convívio com a natureza. Aprendeu a cozinhar, a observar os animais e seus costumes, a seguir uma pista, etc..  Tudo coisas úteis para quando começou a desenvolver a sua acção junto dos jovens.
Em 1876, com a sua entrada para o exército e com  as várias  campanhas que lhe
couberam desenvolver fora do país, adquiriu competências que procurou pôr em prática, no movimento que criou, com os jovens que a ele aderiram.
A 1ª tentativa que fez, de reunir jovens, foi num acampamento que se revelou um sucesso. Estávamos na primeira década do sec. XX. Em 1908 já existiam 60.000 escuteiros.
Instigado e apoiado pelo Rei inglês Eduardo VII, deixou o seu posto no exército para se dedicar inteiramente ao movimento do escutismo.
Em 1912 o movimento chegou a Portugal  mas só em 1923 o arcebispo de Braga - D. Manuel Vieira Matos lançou as bases do movimento católico - CNE - Corpo Nacional de Escutas.
O Movimento dos escuteiros católicos tenta ajudar os jovens a crescer, a procurar a sua felicidade e a dos outros, a descobrir e viver os valores do homem novo.

O escutismo ajuda na formação dos jovens, ensinando-os a serem responsáveis, autónomos, perseverantes, justos, leais e honestos.
Procura que sejam pessoas capazes de reconhecer os seus erros e superá-los, com alegria, compreensão e solidariedade.
A formação do escuteiro abrange o desenvolvimento afectivo, social, intelectual,    físico, do carácter e espiritual.
Parabéns, Escuteiros. Que saibam cumprir o vosso lema e ser-lhes fiéis.
                                  Ir. Marisa Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.
                                     

  

Sem comentários:

Enviar um comentário