domingo, 7 de abril de 2013

A oitava da Páscoa

Passaram oito dias em que, em cada um deles, celebrámos a Páscoa, a Ressurreição, a passagem da morte à vida. Oito dias em que cantámos os alleluias pascais e em que celebrámos a Festa por excelência.
" Jesus ressuscitou ; não está aqui!" Disseram os anjos às mulheres, as primeiras a receber a notícia da Ressurreição.
Ele não estava ali porque se encontrava junto do Pai. Mas Ele quis ficar, na Eucaristia, para que O adoremos e O possamos receber .
Jesus não estava ali, no sepulcro, mas está aqui, nas nossas igrejas, no nosso coração e é necessário que estejamos com Ele, que acreditemos na Sua ressurreição e que a façamos nossa, para podermos testemunhá-la aos que nos rodeiam. Que tenhamos aproveitado esta Páscoa para fazer nova a nossa vida, para nos pormos ao serviço de Jesus nos nossos irmãos. Eles esperam pelo nosso testemunho de ressuscitados com Cristo.
Que esta realidade não tenha ficado na manhã de Páscoa com os cânticos do Alleluia mas que, como as mulheres do Evangelho, vamos alegremente anunciar : "Ele não está aqui, Ressuscitou!"
E pensemos que não foi por acaso que foram as mulheres as primeiras a saber a novidade. Só elas tinham o entusiasmo e a capacidade de ir, correndo, levar a notícia aos irmãos.
Aliás, foi também a elas que Jesus, pela primeira vez, apelidou os discípulos de "irmãos" : "Ide dizer aos meus irmãos!..."
Irmãos de Jesus Cristo, filhos do Pai, como Ele... Por isso, podemos dizer "Pai nosso..." e pedir- Lhe que o Seu nome seja santificado, que a Sua vontade seja feita... mas também que nos dê o pão de cada dia e nos perdoe os nossos pecados.
Nesta manhã do domingo da Misericórdia Divina, estejamos atentos ao apelo de Jesus para que levemos a notícia da Sua ressurreição, com entusiasmo e alegria.
                                     Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro, o.p.

Sem comentários:

Enviar um comentário