sexta-feira, 26 de abril de 2013

As gaivotas também dão lições

Depois de pensar e escrever sobre as andorinhas e as lições que nos podem dar,bem como sobre pinguins, e a sua "parecença" com dominicanas, era impossível deixar de me vir à memória um livro muito falado na década de 70 e que tratava de gaivotas.  Tinha como título "Fernão Capelo Gaivota " e foi escrito por Richard Bach.
É um romance de ficção que nos sugere ideias de liberdade, de aprendizagem, de perdão, de amor...
Talvez por tudo isso era considerado um livro polémico; contestatário e idealista para uns; vulgar e teórico para outros. Mas para alguns, apresentava uma mensagem de vida que não podia ser ignorada.
A gaivota Fernão era uma idealista, como muitos de nós, inconformada com a vida rotineira do seu bando.
Tinha grandes aspirações ( e nós, não, por vezes?). Queria experimentar novos voos, fazer novas tentativas. Isso incompatibiliza-o com o grupo que acaba por a banir. E ela parte.
Mas, não acaba longe do seu grupo, proscrita, abandonada.
Não acaba porque, como na vida, há uma mão amiga que a ajuda, que a  interpela, que a convida, que a traz de volta e incentiva as suas aspirações. E, mais ainda, ensina-lhe o valor do perdão e diz-lhe que só ele conduz à verdadeira liberdade. E ela aceita a ajuda e aceita voltar para ensinar os irmãos e partilhar com eles as suas descobertas. Apesar das vozes discordantes...
Humildemente mas com perseverança e amor, consegue que um grupo a oiça e a siga.
Também nós podemos "voltar" e, com paciência ir fazendo fermentar o nosso "querer".
Digam lá se não é uma grande mensagem que este livro nos transmite...
Para as nossas vidas, as nossas famílias, a sociedade em que vivemos.
Podemos ser "inconformados" mas temos que olhar e compreender os outros. Podemos ter grandes sonhos mas sozinhos não os conseguimos realizar. Podemos ter sido "banidos" mas o amor cura todas as feridas.
                               Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário