terça-feira, 30 de outubro de 2012

A vida na Terra

Ao abrir um album de recordações antigas, deparei-me com um texto escrito, em 2005, por três alunos do 7º ano: Andreia Costa, Teresa Dias Agudo e Pedro Miranda. Resolvi transcrevê-lo porque achei engraçada a maneira como eles apresentavam as questões e, ao mesmo tempo, constatei a verdade do que diziam.
"Existência de vida na Terra 
Já pensaste porque é que podes viver neste planeta? Queres que te diga? Então, cá vai...
Parece impossível, mas 70% do nosso planeta é água. A água é muito importante porque sem ela não conseguíamos viver; ela constitui também 70% da massa do organismo. Também sem água, as plantas não conseguiriam fazer a fotossíntese e nós não teríamos oxigénio para respirar.
Sabes o que é a fotossíntese?
É o fenómeno pelo qual as plantas absorvem o dióxido de carbono (pelas folhas) e juntamente com a água e os sais minerais ( absorvidos pelas raízes) libertam oxigénio.
Mas não é só isto que faz com que possamos viver na Terra. Também temos a luz que age sobre os seres vivos de três formas:
     . Influenciando os seus períodos de actividade;
     . Influenciando o seu comportamento;
     . Influenciando a sua distribuição geográfica.
E a temperatura, que é muito importante porque actua também sobre os seres vivos, especialmente, no caso dos animais, sobre o comportamento.
Sabes que a atmosfera é a camada de gases que protegem a Terra, ajuda-te a manter quente à noite  e, de dia, protege-te do calor demasiado, da luz solar intensa e das perigosas radiações ultravioleta?
O dióxido de carbono desta camada é importante porque sem ele não havia fotossíntese e nós não tínhamos oxigénio. E  sem ele, não podíamos respirar.
Por isso, é que se pensa que só existe vida neste planeta, porque é o único em que , parece! existem condições para a existência de vida mas... não te fies, olha que podem existir ET`s!...
P.S. Não te esqueças de poupar àgua; ela é essencial à vida."

Eram três jovens que tentaram transmitir o que tinham aprendido.Ao mesmo tempo, remetem o nosso pensamento e os nossos conhecimentos para realidades mais profundas e transcendentes: o degelo a ocorrer nos polos, o buraco do ozono, a poluição atmosférica, terrestre e marinha, etc..
Eles falam da importância da água, recomendam mesmo que não se desperdice; chamam a atenção para a função da temperatura e o papel da atmosfera.
Não entraram nos grandes problemas mundiais e suas causas porque eram demasiado novos para tratar deles e os explicar. Mas nós, adultos, estamos conscientes de como a acção do Homem pode modificar a Natureza, destruir ecossistemas, alterar condições atmosféricas... E, como tudo isso afecta, mais cedo ou mais tarde, a vida no nosso planeta.
Os cientistas estão muito ocupados em procurar vestígios de Vida em outros planetas... É missão da Ciência: saber mais e melhor.
Certamente também estão preocupados com o que se passa na Terra...
E nós?
Quando há furacões, sismos, inundações, não culpemos Deus. Ele simplesmente deu ao Homem a liberdade de escolher o que é Bem ou o que é Mal.
Peçamos-Lhe, sim, que nos ilumine e nos ajude a escolher o que é melhor.
                                 Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.
  
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário