sábado, 13 de outubro de 2012

A Fé dos Homens

Entrámos há dois dias no "Ano da Fé".
Em boa verdade, os "anos "não têm Fé. Esta é dada no Baptismo, aos homens, para que a desenvolvam e vivam . Mas, quando o Papa declarou este ano como "Ano da Fé", foi precisamente para nos chamar a atenção para esta realidade; para que durante este ano, especialmente, estejamos mais atentos a este dom com que Deus nos presenteou gratuitamente; para realizarmos uma mais profunda e verdadeira conversão ao Senhor.
É que ter Fé não é simplesmente dizer : "Senhor, eu acredito!" A Fé actua pelo Amor e por ele, as nossas atitudes, os nossos afectos, os nossos pensamentos vão sendo plenamente modificados.
Ter Fé, é viver uma realidade que vem de Deus e a Ele nos conduz.Ter Fé é ter a certeza de que "nada acontece por acaso" e que cada situação em que somos chamados a participar  faz parte do plano que Deus tem para nós.
Ter Fé é, em cada momento da nossa vida, viver com a certeza que tudo nos pode e deve conduzir à Santidade e que nada do que fazemos ou deixamos de fazer é indiferente aos olhos de Deus.
Mais do que aceitar aquelas verdades que proclamamos quando recitamos o Credo, ter Fé é deixar que a amizade de Jesus Cristo nos toque profundamente e nos modifique.
Ter Fé é, humildemente, ajoelhar e dizer : " Senhor, eu aqui estou. Faça-se em mim segundo a Tua Vontade". E seguir em frente, alegre e confiadamente, porque Deus está connosco.
 Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário