terça-feira, 23 de outubro de 2012

Fazer missão...ser missão

No domingo celebrámos o Dia Mundial das Missões. E, ao fazê-lo, não pude deixar de pensar naquela passagem do Evangelho em que Jesus envia os discípulos, dois a dois, a evangelizar as gentes do seu tempo.
Mas missionar, evangelizar, não significa apenas ida, tal como não se limita a ser ocasião de uma oração mais intensa ou duma esmola mais avultada, nesse dia.
Por coincidência, ou não, estiveram na nossa capela uns jovens, "Voluntários de Teresa de Saldanha", a vender coisas para conseguir fundos, fundos esses destinados à sua ida para Timor, como voluntários, em missão. Mas os que compraram, os que contribuíram, também tiveram a sua quota parte na Missão.
Porque, como lembra o Santo Padre, ser missionário é olhar para o outro e transmitir-lhe o nosso dom: o amor, o afecto, a disponibilidade, o conhecimento.. É estar presente. E não só lá fora, em terras chamadas de Missão, Também aqui, no nosso ambiente, na nossa casa, no nosso trabalho.
O testemunho do Evangelho, do Amor do Pai por nós, da Sua condescendência, do Seu perdão, devem fazer parte do dia-a-dia de todo o baptizado, de todo aquele que é, por excelência, o portador da Verdade, que recebeu e deve transmitir aos outros.
Dia Mundial das Missões! dia de todos nós , os baptizados, a quem foi entregue a missão de testemunhar a Fé, difundir a Palavra, transmitir o Amor.
Que esta nossa preocupação não seja apenas num dia especial, o de ante-ontem, mas nos acompanhe hoje e sempre.
                           Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário