domingo, 21 de outubro de 2012

Liberdade para todos?



 
Quando saímos para ir à Missa, quando passamos por uma Igreja e entramos, para rezar, quando trazemos uma cruz ao peito ou um rosário na carteira, achamos isso a coisa mais natural do mundo. Será que, naturalmente, nos passa pela cabeça que isso podia não ser possível; que há países do mundo em que ser cristão continua a ser uma "aventura" de consequências mais ou menos dramáticas?
Claro que os mais velhos ouvimos falar nisso quando da 2ª guerra mundial... Mas era a perseguição aos judeus, orquestrada pelos alemães. Outros tempos!... Outras ideias!... pensamos nós. Mas é agora, nos nossos tempos, com as nossas vivências e ideias de democracia e liberdade quse as coisas continuam a acontecer.
Na China, por exemplo, as autoridades policiais perseguem e prendem os cristãos que manifestam a sua fidelidade ao Papa e à Igreja de Roma. Durante as últimas décadas, dizem as estatísticas, milhares de cristãos, sacerdotes e Bispos têm sido presos, torturados, mortos, desaparecidos...
Tem sido uma história de sofrimento, de dor, mas também de coragem e fidelidade que tem dado lições ao mundo e que muitos desconhecemos.
Mas não é só na China. Em países muçulmanos do Oriente o ódio aos cristãos faz cometer atrocidades. Recentemente, um imã duma mesquita queimou páginas do Alcorão e acusou uma adolescente cristã, deficiente mental, desse crime de blasfémia. Felizmente a jovem foi libertada e o imã preso porque uma testemunha muçulmana teve a coragem de contar a verdade, mesmo sem saber que consequências podem daí advir.
Nós portugueses, não sabemos muitas vezes, reconhecer a felicidade que temos em poder, livremente, expressar e testemunhar a nossa Fé.
Agradeçamos a Deus esta possibilidade e lembremos todos aqueles que, apenas com muita Fé, muita coragem, muita persistência, continuam a querer seguir Jesus Cristo.
                                                Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário