quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A política e nós

A política, interna ou externa, é algo que entusiasma e, ao mesmo tempo, impressiona e desaponta.
Muitas vezes pensamos nos políticos e achamos que são pessoas de espírito aberto, lutadoras, críticas, claro! mas gente conhecedora, esclarecida, íntegra.
Pensamo-los como homens e mulheres interessados no desenvolvimento do país que defendem, pelo debate das ideias, pelas posições que tomam na procura das melhores condições de viabilidade nacional.
Depois, assistimos a um plenário da A.R. e muitas das nossas ilusões se dissipam. É que vemos gente adulta que se agride verbalmente como adolescentes que já não são; ouvimos homens e mulheres, que teoricamente devem defender a verdade  e o bem nacionais  mas que, na prática, se degladiam por motivos mais ou menos utópicos e a bem, parece, dos próprios partidos .
Lemos as notícias dos jornais ou vemos a TV  e não ficamos mais satisfeitos. Todos os dias há notícias contraditórias, opiniões que se anulam, leis que se fazem e se desfazem.
Até apetece perguntar: Mas é isto a política? Ou é  a política que temos?
Se formos ao dicionário,encontramos várias definições para Política como por exemplo: ciência do governo das nações, princípios que orientam as atitudes administrativas de um governo, etc..
E quanto mais se comparam estas definições com as realidades com que somos confrontados, menos entendemos o que podemos esperar da política e dos políticos.
Mas uma coisa é certa: como cidadãos dum país, temos que contribuir com o nosso trabalho, o nosso esforço, a nossa boa-vontade, para que tudo corra bem, as dificuldades se atenuem, a paz se estabeleça no país e , sobretudo, nos corações.
A desilusão não ajuda os nossos intentos. O desânimo não melhora a nossa real sede de Bem e de Verdade.
O País precisa de nós, da nossa entrega, do nosso querer.
E Deus, espera de nós participação, disponibilidade, paz e alegria. Não O desiludamos nós, com a nossa falta de interesse e de entusiasmo. Ele, está sempre presente.
                                                    Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário