quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Os Sins e os Nãos da juventude

"A vida inteira depende de dois ou três sins e de dois ou três nãos ditos durante a Juventude".
É frase de escritor e cheira a poesia, dirão uns... Já foi há tanto tempo, exclamarão outros...
Talvez!
 Por vezes, foi realmente há muito tempo que dissémos os nossos sins e nãos definitivos...
Com facilidade não temos presente, na idade adulta, que muitos dos nossos actos são consequência das escolhas que fizemos quando ainda éramos adolescentes e  jovens.
Esquecemo-nos que "hoje" somos organizados porque "ontem" nos habituámos a ter horas e programas; não pensamos que agora somos responsáveis porque em jovens nos acostumámos a cumprir tarefas e ocupações; não nos lembramos que "hoje" respeitamos os mais velhos porque sempre nos habituámos a vê-los como um modelo a seguir.
E o inverso também é verdadeiro: muitas das dificuldades sentidas hoje e dos erros cometidos, alguns sem remédio, são resultado de não termos sabido dizer Sim ao Bem e Não àquilo que estava errado, quando ainda tínhamos idade para mudar com facilidade.
Muitas das angústias e dramas porque passamos resultam de não vivermos consciente e alegremente as escolhas feitas um dia.
A Vida não se apresenta pronta a ser usada; não basta crescer em idade; temos que ir consciencializando e mudando os nossos comportamentos.
"Ser como crianças", segundo o Evangelho, não é infantilizar a nossa vida mas fazer crescer nela o que há de puro, de verdadeiro, de confiante, na criança.
Façamos crescer em nós a criança que fomos, o adolescente e o jovem que criámos , ao mesmo tempo que ousamos olhar os Sins e os Nãos que dissémos outrora para com eles percorrer o caminho da Santidade.
                  Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário