segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Santa Teresa de Avila

Hoje é a festa de Santa Teresa de Ávila.

Talvez perguntarmo-nos quem era Teresa de Ávila. E a resposta é simples e ao mesmo tempo complexa.
É uma Santa, reconhecida como Doutora da Igreja, mas foi uma jovem espanhola cheia de força, de entusiasmo, da graça que marca a sua raça. Vivia numa família tradicional do seu tempo, com os seus irmãos, os seus amigos, os seus pequenos e grandes entusiasmos e sonhos.
Resolveu ser religiosa e foi para o Convento de Ávila.

Não sei o que marca mais a ideia que nos deixou: se a sua personalidade forte, se a mensagem da sua imensa força interior.
Acho que não é fácil ser santa como ela foi, ou melhor, ser santa à sua maneira. Mas é possível seguir o testemunho que nos transmite, do imenso amor que a uniu a Jesus Cristo.
Conta-se que um dia, ao descer uma escada, se encontrou com uma criança que lhe perguntou: "Quem és tu?" E ela respondeu : "Sou Teresa de Jesus; e tu, quem és?" "Eu... respondeu o menino... sou o Jesus de Teresa".
Este diálogo, verdadeiro ou lendário, traduz a relação de Teresa com Jesus, o Filho de Deus. Ela punha n´Ele todo o seu amor, toda a sua esperança e acreditava que Ele era o seu Deus, o modelo que ela queria seguir, Aquele por quem estava disposta a todos os sacrifícios.

Teresa de Jesus era uma lutadora e, no momento em que realmente "se converteu", mudou tudo na sua vida. Foi então que se propôs fazer e realizou a reforma do Carmelo.
Não era capaz de dar apenas uma parte. E dar tudo, era desprender-se de costumes antigos, de meias-medidas, de uma religião medíocre.
E deu!...
Na oração, no despojamento, no abandono nas mãos de Deus encontrou o seu caminho, aquele que pode ser um ideal, talvez inalcansável, mas que podemos tentar atingir.
Teresa deixou-nos uma mensagem que é palavra de esperança e de certeza:  
             " Nada te perturbe,
                Nada te espante,
                Deus não muda,
                Tudo passa.
                A paciência tudo alcança.
                Quem tem a Deus,
                nada lhe falta.
                Só Deus basta." 

Sem comentários:

Enviar um comentário