quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Antigas alunas... Velhas amigas

Encontrei-as no pátio do plátano, sentadas no rebordo dos malmequeres.
Foi uma festa. Tinham sido minhas alunas mas há mais de 30 anos que não vinham ao Ramalhão. Queriam ver tudo, saber tudo, falar com toda a gente.
Entrámos a porta principal e subimos a escadaria  semi-circular que conduz às salas de visitas (antigos aposentos da Rainha Carlota Joaquina). Apreciámos mais uma vez os frescos e lembrámos os tempos em que os pais vinham ali, ao domingo, para as visitar. Das janelas vimos o campo de tenis remodelado e o "solar" que era a antiga casa do caseiro - o sr. José Marques.
Seguimos em frente, corredor fora, contando graças, relembrando o "dormitório branco", a rouparia das alunas internas ( hoje atelier da Ir. Conceição), os quartos das mais velhas....
Depois, os dormitórios... e lá vieram as histórias velhas e sempre novas como a da aia da Carlota Joaquina que se passeava pelos corredores com a cabeça num prato ou a dos fantasmas que faziam ranger as tábuas do soalho.
Na actual biblioteca, parámos a ver a paisagem que se deslumbra da varanda ( na época a maior da Europa ). Dali se pode apreciar o arvoredo, algum casario e ao fundo o mar.
Ambas quiseram indicar o lugar das camas onde tinham dormido e lembrar as Irmãs que ficavam com elas nos dormitórios, o modo como acordavam, a exigência do silêncio (nunca totalmente respeitado) depois de se apagarem as luzes.
Fomos à floresta e,mais uma vez, se contaram as histórias das alunas novas que pensavam que iam almoçar na quinta, das empregadas que serviam, do silêncio durante a sopa.
Descemos à capela e aí rezámos por todos os que por aqui passaram: professores, funcionários, alunos.
E cada uma pensou nos momentos de intimidade que tinha vivido ajoelhada naqueles bancos, contemplando aquele sacrário donde Jesus Cristo certamente sorria à sua juventude, aos seus anseios, aos seus sonhos.
Antigas alunas...velhas amigas... são presença e são recordação.
Que sempre "... se vão lembrando de tudo o que daqui levaram".
                                           Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário