quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Promessa - convite de Jesus

"Vinde a Mim todos os que estais cansados e oprimidos e aliviar-vos-ei... pois o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve " (Mt.11, 28-30)
Quando estamos realmente cansados , oprimidos, desanimados e lemos estas palavras de Jesus no Evangelho de S. Mateus, devíamos sentir-nos, de verdade, aliviados, consolados, de alguma maneira libertos. E felizes mesmo, porque os nossos problemas e dificuldades estariam resolvidos ou em vias de solução.
Pois se Jesus diz que nos alivia...
Qual é então a questão que se levanta? Onde está a dificuldade? Porque razão continuamos hesitantes, indecisos, mergulhados nos nossos desalentos?
Desconfio que o problema reside no início da frase: " Vinde a Mim..."
O que significa, na prática, este convite de Jesus, que é simultaneamente uma promessa: a de não deixar ficar infelizes e desanimados aqueles a quem a vida pesa demasiado?
O que pede Jesus quando diz: Vinde a Mim?
Acho que,o que nos faz afastar, tapar os ouvidos, ignorar, é  o medo do jugo, do fardo, que Jesus diz serem suaves e leves, mas de cuja dimensão não temos consciência.
E fazemos mal!
Todos aqueles a quem Jesus chamou e O seguiram, encontraram a alegria e a felicidade, mesmo quando tiveram que dar a vida por Ele. Os Apóstolos, os Mártires... mas também os homens simples como Zaqueu ou os mais importantes como o Centurião...
A eles Jesus mostrou como os sabia e podia aliviar, como o Seu apelo traduzia um jugo suave e um fardo leve.
É que o único mandamento que Jesus nos deixou e que traduz toda a sua Lei é o Mandamento do Amor:
" Amai-vos uns aos outros..."
E amar, constitui uma dependência, pressupõe uma obrigação mas é sempre uma dádiva e uma tentativa de correspondência a essa oferta livre e generosa.
                             Ir. Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário