terça-feira, 13 de agosto de 2013

Os Santos e... ser santo


Este princípio do mês de Agosto é pródigo em festas litúrgicas.Mesmo sem falar na Transfiguração de Jesus ou na Dedicação da Basílica de Santa Maria maior, temos festas de vários santos mencionados no calendário litúrgico. Em 1º lugar, S. Domingos de Gusman, o nosso padroeiro mas também S. João M. Vianney, Sto Afonso M. de Ligório, S. Sisto II, Sta Edith Stein, S. Lourenço mártir ou Sta Clara...
E todos estes Santos apresentam uma vida que nos vai impressionar, se nós formos ler as suas histórias. Somos mesmo capazes de ficar um pouco cépticos da possibilidade de os podermos imitar e de eles poderem servir de exemplo de vida para alguns.
Vemos o que foram as suas vidas , como se testemunharam as suas virtudes e o que as pessoas que conviviam com eles admiravam neles. E... achamos que não somos capazes. Eles são demasiado "extraordinários"... E temos a tentação de desisitir. Mas esquecemo-nos do imperativo de Jesus: "Sede santos como Santo  é o vosso Pai". Foi também para nós que o Senhor falou, pedindo-nos para acolher o Seu pedido e lutar pela santidade..
E afinal ser santo  não é só querer igualar aqueles que a Jgreja nos propõe como modelos. A cada um de nós Deus pede, segundo as nossas possibilidades. O importante é dar "tudo" mesmo que o tudo seja apenas um dedal e não um balde grande. Simplesmente, um e outro têm que estar cheios! E, se "a quem mais se deu mais se lhe é pedido", o inverso também é verdadeiro: se não recebemos muito é-nos pedido menos. Mas, atenção! não nos podemos refugiar atrás do slogan: recebemos pouco logo, só podemos pôr a render pouco.e não todas as nossas capacidades.
Mas Deus, conta connosco e espera de cada um de nós a correspondência à oferta que Ele nos faz e ao pedido que nos dirige: Sede Santos...
Quem pode dizer que ser Santo não é a sua vocação ou que não está dentro das suas possibilidades? Deus não nos pede senão aquilo que podemos dar. Mas isso...não Lhe podemos recusar.
               Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário