sábado, 24 de agosto de 2013

Lutar para vencer

" Quem aceita a sua sorte é feliz até à morte"

Não conhecia este ditado popular. Nunca o tinha ouvido nem lido até ontem quando um casal, de sorriso radioso nos lábios, o anunciou como princípio de vida.
Era um casal a quem a vida não tinha propriamente sorrido. Tinham sido donos duma mercearia que acabara por falir devido à concorrência dos supermercados. Mas não baixaram os braços nem deixaram de sorrir. Mudaram de estratégia e de modo de vida.
Com muito esforço, muitas horas de trabalho, algumas ajudas mas sempre com um sorriso e uma entrega absoluta nas mãos de Deus. 
Extraordinário testemunho de Fé!
Foram um exemplo que me fez ficar a pensar como tantas vezes encaramos mal os acontecimentos e como é pequena a nossa capacidade de superar as contrariedades e aceitar as dificuldades da vida, como elas se nos apresentam. Quantas vezes não nos revoltamos contra aquelas opções que foram feitas por nós? Simplesmente porque embatemos nos escolhos que  nos aparecem no caminho...E tantas vezes temos a tentação de desistir porque o caminho que escolhemos se nos apresenta menos simples e linear do que nós queríamos!...
São escolhos, que é preciso tornear, sem deixar que eles sejam mais fortes do que nós, que destruam os nossos sonhos e as nossas vontades.
Muitas vezes as contrariedades resultam de situações secundárias, de circunstâncias que, ou são solucionáveis ou simplesmente testam a nossa capacidade de ultrapassar e ser fiéis às nossas intenções.
É que nós queremos ser felizes... hoje e até à morte. E Deus também quer a nossa felicidade.
Este casal deu-me uma grande lição: a da certeza de que a Fé move montanhas. Aliás, estas são palavras do Evangelho: " Se tiverdes Fé do tamanho dum grão de mostarda..."
É esta Fé que eu quero alimentar em mim  e pedir ao Pai para os meus Amigos, sobretudo quando todas as coisas apontam para uma solução impossível. E alimentar esta Fé com um sorriso nos lábios e uma certeza no coração, como aquele casal que nunca desanimou nem desistiu.
                              Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário