terça-feira, 20 de agosto de 2013

O presente entre o passado e o futuro


Os dias deste Verão  vão passando, mais quentes e mais frios, mais ventosos ou mais serenos. O mar, muito azul vai mostrando os seus encantos e atraindo o nosso olhar. A areia dourada rodeia-nos e vai-nos falando de aventuras mas ao mesmo tempo , prendendo-nos às cadeiras acolhedoras.
 Fechamos os olhos e pensamos no passado , nas alegrias que vivemos, nos factos que nos preencheram  e nos entusiasmaram.
Mas, já passou!... Aliás, mesmo o presente, como diz o poeta, "é um instante entre o passado que já não é e o instante que ainda não foi". O presente é este momento que estamos a viver e nos vai ultrapassar quando mal dermos por isso. O futuro é o que nos espera e que temos que construir. Temos que o ir construir, mesmo quando não há nada que nos entusiasme ou nos faça prever que vale a pena.
Mas "tudo vale a pena quando a alma não é pequena"  e é essa a certeza que nós temos que agarrar porque Deus deu aos Seus filhos  uma alma grande e concedeu-lhes a Fé que alimenta a Vida. Ontem, ao ver um programa de televisão fiquei chocada, pela positiva, com o testemunho duma artesã,numa aldeia do interior de Portugal. A senhora em questão, afirmou que a sua alegria e felicidade lhe vinha da Fé, da força que recebia cada vez que, junto do Sacrário, apresentava ao Senhor as suas certezas e dúvidas.
Também temos que ter esta atitude . Também temos que ir alimentar a nossa Fé junto do Sacrário e assim preparar um futuro em alegria, qualquer que sejam as dificuldades, as angústias, as dúvidas e os problemas que o futuro nos reserva.
O Pai espera que confiemos n´Ele e que, em disponibilidade e confiança, construamos o Àmanhã.
Paremos para reflectir; vejamos o que queríamos e porque queríamos; não tenhamos medo; continuemos a acreditar que "nada acontece por acaso" e Deus conta connosco.
                        Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário