quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Atitudes que se impõem


No domingo, uma morte esperada mas lamentável, a do economista António Borges. À morte deste nome conhecido e celebrado, associou-se o de outra pessoa conhecida, igualmente figura pública- Maria José Nogueira Pinto. Os noticiários falaram e lamentaram; os amigos e conhecidos pronunciaram-se e evocaram recordações. Uns e outros falaram neles não como figuras públicas mas como modelos de desprendimento , de aceitação, de entrega a Deus na disponibilidade. E foi assim que estiveram presentes e trabalharam , sem queixas nem desfalecimentos, até ao fim.
Eram figuras públicas mas não foi por isso que foram e serão  recordadas e faladas. Antes, pelo que eram como pessoas e o que testemunhavam da sua Fé.
Também me lembro de uma pessoa que me deu um grande exemplo de disponibilidade  e de entrega até ao fim - a Irmã Guadalupe.
Muitas antigas alunas se lembram dela; muitos pais a recordam e dela falam; todos os professores têm presente a sua simpatia, o seu sorriso, a sua atenção para todos.
Esteve na secretaria do nosso Colégio, o Ramalhão, mais de trinta anos. Lá atendia pais e alunos, no seu guichet como ela dizia. Lá ouvia confidências, dava conselhos, emitia opiniões. Atendia toda a gente com um sorriso, uma amabilidade, uma boa disposição nunca vencidos.
Esteve no seu posto até ao fim do ano lectivo, até deixar tudo pronto e arrumado para o ano seguinte. Depois... foi ao hospital e deixou-nos.
É assim este testemunho. São assim aqueles que se entregam total e incondicionalmente nas mãos de Deus.
                           Ir, Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P

2 comentários:

  1. É verdade, madre, a madre Guadalupe é das pessoas que eu e o meu pai jamais esqueceremos. Chegámos a ir visitá-la ao hospital, eu e o meu pai no mesmo dia que também a visitavam o Prof. João Carlos e a Madre São João. Mas a Madre Guadalupe, apesar de nos ter deixado continua nos nossos corações...
    Sónia Graça

    ResponderEliminar
  2. É verdade Sónia. Porque viveu para servir, na disponibilidade e na entrega marcou as vidas de muita gente.
    Obrigada. Sónia. Ir. Teresa

    ResponderEliminar