sábado, 3 de agosto de 2013

Os fortes e os débeis


Ontem na capítula de Vésperas, impressionou-me a primeira frase: " Nós os fortes devemos suportar as fraquezas dos mais débeis".
São Paulo dirigia-se aos Romanos, os cristãos,  aqueles  que  ouviram e seguiram a mensagem do Senhor, os que receberam o Espírito Santo e, com a Sua força eram capazes de enfrentar dificuldades e entender fraquezas.
S .Paulo dirigia-se a todos aqueles que seguiam o Mestre e que queriam testemunhar a Sua Palavra.Considerava-os os "fortes" porque tinham recebido a Graça de Deus, porque Ele os apoiava, acompanhava e deve ânimo.
E quem eram os "débeis " para S. Paulo? Aqueles que não conheciam ainda o Evangelho ou que não tinham tido a coragem suficiente para o seguir.
Estas são palavras, conselhos, advertências , dirigidas aos cristãos dos primeiros tempos... Mas hoje, estas palavras têm ainda actualidade? Podiam ser-nos dirigidas, com oportunidade?
Nós os "fortes", os Baptizados, os que vivemos o Evangelho de Jesus Cristo, os que cumprimos os seus Mandamentos... E,particularmente, aqueles a quem Deus chamou, qualquer que seja a sua missão, que corresponderam ao Seu apelo, em quem o Pai confia para transmitir a Sua Mensagem de Amor.
Nós... temos que ser realmente "fortes", na Graça, no testemunho, na resposta ao chamamento do Pai! Temos que olhar com um olhar de amor, para os que não tiveram as mesmas graças, que as não souberam aceitar,que não quiseram, como o jovem rico do Evangelho, deixar tudo e segui-Lo.
Aprendamos, cada dia, a lição do Pai Nosso: Seja feita a Vossa Vontade...perdoai-nos, como nós perdoamos.
Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário