sexta-feira, 2 de agosto de 2013

frades e freiras



Acabei de chegar da capela aqui do sítio e lembrei-me particularmente do sr. P Domingos. Não é nada para admirar pois ele faz parte do imaginário de todos nós que vivemos ou passámos pelo Ramalhão. Esteve durante 20 anos como nosso capelão e, ao mesmo tempo, como professor de Matemática , uma das suas muitas especialidades. Durante todo esse tempo acompanhou dezenas de jovens  e consolou e fez crescer outras tantas.  
Aliás, a história do Ramalhão está intimamente ligada com a vida dos Frades Dominicanos .Para começar, o Noviciado da Província Portuguesa dos Frades Dominicanos era em S.Pedro de Sintra, paredes meias com o Ramalhão e a relação das Irmãs com os Frades era de   grande     fraternidade.. Aliás, sempre ouvi dizer isso e tive ocasião de conhecer alguns estudantes do meu tempo.       Mas, do meu tempo também é o nosso professor de Moral- o P. AlfonsoO.P. -um frade espanhol que       estava    em Fátima e vinha uma vez por mês dar aulas às noviças e júniores, no Ramalhão.Começava      sempre,entre    outras coisas, pelos pecados capitais "codícia, pereça,e invídia"...
  Igualmente inesquecíveis o P. Reed, O.P. e o P. Sylvain,O.P., dois canadianos que foram, por assim dizer.
  os "impulsionadores" da Província.  Eram presença  ali no Ramalhão e muito ajudaram  as Madres no que     significou o  desenvolvimento do Colégio.
  E não posso também deixar de lembrar o P. Raimundo, irmão da nossa madre Ascensão que, durante um
  tempo esteve aqui no Colégio e dava aulas de Filosofia às alunas.
 E como esquecer o capelão anterior ao sr. P. Domingos, o P. Aireo Otero, sofrido da guerra de Espanha e

que não gostava de barulho no pátio de recreio e queria que fôssemos fazer  as "bufanarias  finas  para    o    ginásio".
Engraçado que nessa altura nós chamávamos aos Frades, Padres , apesar destes a que me refiro serem todos religiosos Dominicanos.
Quantas recordações! Quantas ligações fraternas! Quantos laços que se têm vindo a manter até hoje!
Não somos só nós que continuamos lembrando a história do Ramalhão...
A Província Portuguesa dos Dominicanos e o Colégio do Ramalhão tiveram sempre uma relação de grande fraternidade que uns e outros não esquecem e que sempre constituíram um elo de ligação e de apoio através
do tempo.
                  Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário