segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Interrogações

No sábado fui surpreendida por uma notícia na TV: " o mistério de Santiago " era o título da notícia. E um historiador ou pseudo-historiador veio dizer que certamente o corpo que se encontra na cripta da catedral de Santiago de Compostela não é do apóstolo Tiago mas sim de um bispo que foi degolado pela Inquisição, sob a acusação de heresia.Tive a impressão de já ter ouvido falar do assunto mas, ainda confusa, tentei contactar uma pessoa amiga que já foi várias vezes a Compostela. Não consegui e fiquei sentada a pensar nas mil dúvidas que se me acumulavam no cérebro:
-Verdade ou mentira? Simples lançamento da confusão? Dúvida científica?
Mas, se for verdade, quais as consequências? Como vão entender os peregrinos que chegam a fazer centenas de quilómetros só para, no fim, abraçar a estátua do Santo? Como explica a Igreja uma troca que se tem aguentado ao longo dos anos? Como explicar que uma lenda, tornada devoção, não passa de uma meia verdade? Que aquela barca que se conta ter vindo de Roma por mar e aportado à costa próxima de Santiago nunca existiu? Que foi muito conveniente alimentar esse mito que tornou Compostela centro de peregrinação religiosa?  E como sustentar a actuação da Inquisição face ao atentado contra um Bispo que , afinal, só defendia valores já muito adiantados para o seu tempo?
Dizia um professor de teologia que, para os peregrinos, a diferença não seria grande pois o Bispo Prisciliano, o tal que foi morto, apresenta-se como o primeiro mártir do cristianismo.
Acho que a Verdade tem que ser preservada e defendida mas há que ter cuidado em não espalhar "os talvez" enquanto não temos na mão os " de certeza".
Entretanto, acho que vou continuar a querer ir a Santiago de Compostela e, se for possível, ir um dia a pé!
       Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário