quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Festa de S. Domingos


" O Santo que me encantou" é título dum livro que li muito depois do protagonista dele me ter encantado...

Tudo começou na Parede, no Hospital de Santa´Ana ( na altura -1953/54 denominado Sanatório) onde ia visitar uma amiga operada lá. 
Conheci lá as Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, e conheci-as como enfermeiras, observando o cuidado e o carinho com que tratavam a minha amiga e os outros doentes.
Conheci-as depois como "orantes" quando tive oportunidade de participar na Liturgia que celebravam e compreendi a interioridade que as animava.
Em determinada altura fui convidada a ir lá passar uns dias para estudar para os exames e, ao mesmo tempo, desfrutar da praia. Aceitei sem preconceitos ou previsões. 
E foi nesse Verão que tive ocasião de conversar mais intensamente com uma Irmã que se tornou minha amiga - a Madre. Maria da Madre de Deus Prado e conhecer outras Irmãs como a Madre M. de S. Paulo de Frias Carvalho, a Prioresa, as irmãs de sangue, S. João e Santa Rosa Almeida e a Ir. S. Jacinto Pais, entre outras, que me encantaram pela sua gentileza, a sua religiosidade sem beatice, o seu apostolado sem pieguice. Nessa altura, conheci as Irmãs como filhas de S. Domingos, cumpridoras dos seus pilares institucionais: oração, estudo, vida comum e missão. Conheci-as como vivendo aquilo em que acreditavam e testemunhando o que reflectiam e oravam. Encantaram-me e deixei-me encantar.
Nunca me influenciaram, nunca me falaram em ser religiosa e, menos ainda em ingressar nas Dominicanas.
Até o sr. P. Domingos,O.P., que conheci bem lá na Parede e a quem falei em ser religiosa,  me chamou a atenção para as múltiplas dificuldades que teria que enfrentar e a mudança radical que a minha vida, muito livre, teria que sofrer. Mas, S. Domingos foi mais forte do que tudo. E hoje, na sua festa, tenho que lhe prestar uma homenagem especial. E tenho que lhe pedir pelos seus filhos e filhas, pela nossa fidelidade, por uma força que nos não deixe esquecer o apelo que nos foi feito e os compromissos que assumimos.
S. Domingos, nosso Pai, rogai por nós
                                      Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P. 

Sem comentários:

Enviar um comentário