terça-feira, 27 de agosto de 2013

As lições do fogo


Têm sido umas semanas impressionantes! Todos os dias os noticiários abrem com a notícia dos incêndios em Portugal...e não só. São onze, sete, quatro pelo menos, sobretudo no norte do país. Ardem florestas, morrem animais, destroem-se construções, vivem debaixo de pânico populações inteiras.
E pior... perdem-se vidas humanas, sobretudo daqueles que mais lutam pela defesa de pessoas e bens -os bombeiros.
É assustador e incompreensível. Até porque a maior parte são fogos postos como se deduz do grande número de detenções feitas pela P.J. .
Pergunto-me quem é capaz de dormir descansado depois de ter feito ou mandado fazer semelhante atrocidade.
E para quê? Quem beneficia com esta situação? Quem fica satisfeito em transformar uma floresta verdejante em resíduos cinzentos carbonizados? 
E, quem ignora que é o oxigénio libertado pelas plantas que permite um ar puro que permite um melhor estado de vida?
Quem não sabe que os fogos, destruindo as florestas, para além de outros prejuízos contribuem para o aquecimento global e para o aumento da camada de ozono?
Afligem-me estes fogos; preocupam-me as populações envolvidas por estes males; inquieta-me aquelas pessoas que, consciente ou inconscientemente, contribuíram para estes flagelos.
Deus assiste impotente ao desenrolar da situação, porque deu ao Homem a Liberdade que ele nem sempre sabe aproveitar.
Saibamos pedir por todos os que não sabem usar da sua Liberdade e assim prejudicam a sua vida, a sua felicidade e a dos outros.
                                      Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário