terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Tempos antigos

Ao recordar tempos antigos falei do sr. P. Domingos que fez 91 anos e foi um professor e um amigo aqui no Colégio. Muitas alunas se lembram dele com ternura e saudade.
Mas houve muitos outros professores que marcaram a vida do Colégio. Uns ainda vivem; outros, junto do Pai, certamente nos lembrarão. Destes últimos, destacam-se a sr. D. Bela, a madame Estrela, a Miss Sabbo. Três exemplos e que engraçado... todas de Letras!
Além de professoras eram colaboradoras atentas que estavam presentes sempre que era preciso, quer fosse em festas, em viagens, em actividades dentro do Colégio...
Mas além delas, muitos outros passaram por aqui e não podemos esquecer, pelo que foram, pelo que fizeram, pelas saudades que deixaram: o Zé Carlos, a sr. D. Lúcia, a Jeanine, a Natália, a Cristina Soldin, o Hugo, a Maria Emília, a Maria do Rosário, o Henrique e tantos, tantos outros que constituiam a "grande família do Ramalhão". 
Os professores não eram "funcionários" eram Amigos com quem se podia contar nas boas como nas más horas. Mesmo aqueles que estavam "em acumulação" eram professores do Colégio e connosco colaboravam a 100%.
Recordemos a visita da ms. Reagen ou o Natal no Shopping de Cascais... a festa dos 150 anos da Madre Fundadora ou a SIARC...a expo 98 ou os 5 sec. de Evangelização e Encontro de Culturas... a feira Medieval em Sintra ou a participação em "Princesas que partem; princesas que chegam"...
Ocasiões difíceis de trabalho, de disponibilidade, em que todos "vestiam a camisola" e davam o seu melhor. Eram e são os melhores professores do mundo. Disse-o um dia ao 1º Ministro quando nos veio visitar e continuo a pensá-lo quando recordo tudo o que aqui vivemos.
Hoje, os tempos mudaram, muitos destes professores mais antigos já cá não estão mas outros os substituiram. E ainda há alguns da "velha guarda"... Com todos, quereria continuar a contar e a poder dizer: São os melhores professores do mundo.
                                 Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.
 

2 comentários:

  1. Recordo tantos com tanta memória e ternura:
    o Sr.Padre Domingos que entregava os testes por ordem decrescente;
    a Ana Maria e os seus piriquitos;
    a Miss Sabbo e os elevados treinos de pronúncia;
    a Mme Janninne e a colecção das amostras de perfume;
    a minha querida Paula Fachada com quem ainda hoje partilhamos local de ferias;
    D.Justa, Semisa....
    todas as minhas queridas mentoras e irmãs (irmã Natividade, Rosário, Amalia, tantas tantas....)
    e os eventos: visita de Cavaco Silva, Sra Reagan....etc etc

    Sempre fui a mais traquinas da familia e dava com todos em louco; eu prefiro pensar que apenas tive uma presença e vivência intensa que fez de mim hoje a pessoa ponderada :)

    um beijinho e até breve*

    ResponderEliminar
  2. Obrigada. Também a recordo com carinho e amizade. É para vocês que escrevo e é com emoção que sei que não é em vão.
    Um grande beijinho e até sempre. Ir. Teresa,O.P.

    ResponderEliminar