segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Fevereiro, mês dos contrastes


O mês de Fevereiro é um mês de dupla faceta:
Carnaval   versus  Quaresma.
É a alegria esfuziante e muitas vezes exagerada que se contrapõe a um tempo de mais tranquilidade, de reflexão, de preparação para acontecimentos que nos ultrapassam e dos quais dependeu a nossa salvação como cristãos.
No Carnaval, pretende-se viver, em três dias, todos os exageros que não se conseguiu perpetuar ao longo do ano. São dias frenéticos, eufóricos, de excessos que parece não incomodarem senão uma minoria. Este ano, por acaso, estão a ser perturbados pelo tempo, o frio, o vento, a chuva.
Depois, de repente, é quarta-feira de cinzas e a Igreja reveste-se duma certa solenidade, de pesar, e apela à penitência, à conversão, à espera, ao perdão.
Mas deve também ser tempo de esperança, esta caminhada que somos convidados a fazer pois estamos à espera da Páscoa, da Ressurreição.
A Quaresma é tempo de reflexão e de perdão e, por isso, tempo de mudança. É tempo de certezas, da grande certeza, a do infinito que Deus nos oferece pela paixão, morte e ressurreição do Seu filho.
É tempo de parar, porque Deus nos chama. Podemos fingir que não ouvimos; estar desatentos; não querer seguir o Seu convite... Mas Deus continua a chamar.
É tempo de deixar velhos hábitos, de abandonar tudo o que prende o nosso coração e nos impede de Amar.
É tempo de nos pormos a caminho, seguindo o exemplo do profeta  "Fala ,Senhor, que o teu servo escuta..."
Que escolhemos? Continuar deitados, de olhos e ouvidos fechados ou levantar e ir " onde nos chama o nosso coração"?
Na Quaresma há que fazer a escolha certa!...
                                 Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P. 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário