domingo, 10 de fevereiro de 2013

O frade, o professor, o testemunho

Conheci-o na Parede quando ainda era menina e moça e estudante universitária.
Era Dominicano, uns quinze anos mais velho do que eu mas nem parecia... Impressionava, pela positiva, pelo seu ar um pouco austero mas jovial, pela sua interioridade mas alegria e sentido de humor. Eram contagiantes!...
Simpatizei com ele e gostei da sua atitude simples e confiante.Talvez por tudo isso foi ele que me preparou para entrar no Noviciado. Com exigência mas também com sabedoria e paz. Nada me ocultou mas nada me revelou do que não era necessário.
A discrição é uma das suas características...
No Noviciado, orientou a minha vida e deu-me a segurança necessária para enfrentar alegrias e dificuldades, contratempos e satisfações.
Esteve no Clenardo, depois foi para o Porto e durante uns anos não nos encontrámos. Até que um dia... "saiu-lhe na rifa" ser nosso capelão. Estava no convento de Queluz e ia e vinha todos os dias.
Mas eis que... "nada acontece por acaso"... precisávamos dum professor de Matemática. Então, acumulou ensino com capelania e mudou a residência para o Ramalhão.
Era, e é, estimado por todos, Irmãs, professores, funcionários, alunos. Para ele não havia "rapazes maus", tal e qual como não existiam alunos insubordinados nem estudantes com dificuldades.
Dava aulas, fazia prelecções, ouvia confidências, passeava com os alunos pela quinta, celebrava as grandes festas e estava sempre presente. Onde alguém precisasse dum conselho, duma opinião, dum ouvinte atento, lá estava ele.
Um dia achou que estava doente demais para permanecer connosco e foi para Fátima, deixando saudades e um grande vazio. Agora está em Coimbra, mas não deixámos de nos falar. Os professores visitam-no com alguma regularidade.
Ontem fez anos... 91! e ninguém deixou de o lembrar.
Todos falamos dele com respeito e carinho porque foi um frade, um professor e um exemplo para todos nós.
Agradecemos-lhe, pelo que foi, pelo que é, pelo que nos deu...
Eu sei que, mesmo longe, recorda cada um e nos lembra nas suas orações.
                  Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário