quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ser Santos

"Sede santos como o vosso Pai celeste é santo" é uma recomendação de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos é dirigida a nós, a cada um de nós que O conhecemos e nos dizemos Seus filhos. 
Então, pegamos nas vidas dos Santos mais conhecidos: S. Domingos, S. Francisco, Santa Catarina de Ricci, S. Tomás, Santa Teresa de Ávila, Santa Catarina de Sena... Lemos as suas vidas, reflectimos sobre as suas acções e modo de ser e confrontamo-nos com o que ficámos a saber. Perguntamo-nos, então, se somos capazes de ser santos como eles. Constatamos que não. Apresentam-nos um conjunto de virtudes e graças que somos incapazes de igualar.
Descemos a fasquia e buscamos santos cujas vidas possam parecer-se mais com a nossa. Mas mesmo assim...
Então, é altura de nos perguntarmos: "Mas afinal o que é ser Santo?" "Como podemos responder Sim ao projecto que o Senhor Jesus nos apresenta?"
Ser Santo... a definição teológica é capaz de ser demasiado complexa e talvez suscite mais dúvidas que certezas. Mais prosaicamente, digamos com o poeta: "Ser santo é ser eu mesmo". Ser simples, puro, verdadeiro, coerente; reconhecer as derrotas e querer recomeçar; procurar que cada dia seja um dia melhor que o anterior; estar atento aos que me rodeiam; perdoar aos que me ofendem, amigos e inimigos; partilhar o que se possui, desde os bens materiais ao sorriso e ao carinho que não custam nada; ser capaz de parar para ouvir Deus...
Ser Santo é muito simples e extraordinariamente difícil. Simples em si mesmo porque, como diz Santa Teresa, basta amar muito; difícil porque é despojarmo-nos de tudo o que é acessório e nos prende. É ficar livre e despido diante de Deus, para O escutar e O seguir.
Recordo a sensação estranha e óptima ao mesmo tempo, que me invadiu quando entrei pela primeira vez numa igreja dum convento e me senti simples, despida de tudo, vazia, mas cheia duma alegria interior que me reconfortava. Eu e Deus, apenas...
Seria isso um pequeno passo a caminho da santidade, a minha que não é igual à de outros?
É que eu acredito que ser santo é possível!...
                                             Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário