sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O tempo do apelo

 
 Estamos na 1ª semana da Quaresma; quase no fim deste primeiro período de reflexão, de intimismo, de oração, de penitência.
Lentamente se escoou esta semana como lentamente se vão passar os 40 dias que nos separam da Páscoa.
Para uns, são dias como os outros; para outros, dias pesados e tristes; para alguns, tempo de preparação para uma vida nova.
Quarenta dias entre o Carnaval e a Páscoa... quarenta dias que nos falam de sacrifício, de renúncia, de partilha, de conversão...
Quarenta dias que, para nós cristãos, são a caminhada que acompanha o percurso de Jesus do Pretório até ao Calvário...
Quarenta dias... tempo de parar, de "olhar para dentro", de descobrir o que nos afasta deste caminho de salvação e encontrar o que nos aproxima do Pai, na peugada do Filho...
Quarenta dias...que às vezes passam por nós sem que demos por isso e de que só temos consciência quando chegam os festejos e a alegria da Páscoa da Ressurreição.
Onde ficaram os nossos compromissos de Baptizados?Que fizemos dos propósitos de caminhar para a santidade? Como iremos viver a alegria dum domingo de Páscoa sem passarmos pela experiência duma Quaresma feita de esforço, de abnegação, de luta, de partilha?
Quarenta dias que se vão escoar lentamente e que fazem um apelo a serem vividos.
Paremos! Façamos uma pausa para reflectir e construir novos propósitos...
Detenhamo-nos a apanhar as pedras do caminho, as que não vimos, no meio das nossas distracções, aquelas pedras com as quais devemos construir o templo donde jesus nos vai chamar para com Ele cantarmos os alleluias da Páscoa.

Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário